Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos

São Paulo
SP implementa sistema de gestão de projetos georrreferenciados baseado na nuvem

O governo estadual de São Paulo concluiu a implementação de solução que otimizará a gestão dos projetos do estado na área de georreferenciamento. A ferramenta oferece aos usuários informações como ortofotos – representações fotográficas do território semelhantes a um plano cartográfico – do Mapeia SP e é baseado no conceito de computação em nuvem.


 
Caruaru/PE
Caruaru (PE) tem gabinete digital

No início de maio, a prefeitura de Caruaru (PE) anunciou a criação de seu gabinete digital. A iniciativa visa a aumentar a participação popular no processo decisório municipal por meio da interação entre cidadãos e poder público em uma página na internet que conta com ferramentas de sugestões e controle. Inicialmente, o site terá duas seções: “Prefeito Responde” e “Agenda Colaborativa”.

 
Iniciativa apoiada pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento
Goiânia planeja usar as TICs para se tornar sustentável

Fazer da capital goiana, no Centro-Oeste do País, uma das melhores cidades para se viver no Brasil. Este é o objetivo da prefeitura com o Plano de Ação Goiânia Cidade Sustentável, que contempla áreas como mobilidade urbana, segurança, gestão e meio ambiente. A proposta é assegurar a excelência dos serviços públicos prestados ao cidadão, o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida contando com o suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O Plano de Ação é resultado da seleção de Goiânia para implantar projeto piloto da plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), uma iniciativa do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

 
Em fase de implementação
Itec adota Modelo de Excelência em Gestão para otimização dos serviços

Depois de ter criado um Escritório de Projetos para melhorar as práticas de gerenciamento e os processos internos, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) desenvolveu o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que está em fase de implementação. O objetivo é otimizar as atividades e os serviços prestados aos diferentes órgãos públicos. O MEG estabelece uma estrutura de trabalho voltada para a organização, sistematização e a adoção de regras e procedimentos predefinidos, com foco nos resultados dos projetos do governo desenvolvidos pelo Instituto. 

 
Amapá
Amapá cria Central de Licitações inspirada no modelo cearense

O governo do Amapá deu o primeiro passo para a implantação de um novo modelo de aquisições públicas que promete reduzir gastos, evitar superfaturamento e agilizar as compras do Executivo estadual. O novo regime é baseado na experiência do Estado do Ceará, que, após criar a sua Central de Licitação, cinco anos atrás, teria economizado mais de R$ 4 bilhões dos cofres públicos. 

 
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