Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos

Canoas/ RS
Aposta em rede sem fio e VoIP

Vizinha da capital Porto Alegre − a distância é de apenas 13 quilômetros −, a cidade gaúcha de Canoas promete terminar ainda em junho a instalação de seu projeto de Cidade Digital. No município, pólo metal-mecânico onde também se localiza uma refinaria da Petrobras, a Refap, a internet sem fio já está chegando a todo os 131 quilômetros quadrados de território. A iniciativa prevê ainda ampla utilização de rede VoIP para ligações telefônicas dos órgãos públicos.

 
Distrito Federal
Rede sem fio até 2010 no planalto central

O planalto central também vai ser palco de projeto ao mesmo tempo de estado e de cidade digital. O DF Digital, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), vai montar uma rede sem fio em todo o Distrito Federal, para conectar os órgãos públicos e incrementar as atividades de inclusão digital. A expectativa é que a primeira fase seja concretizada até o final deste ano, e que 100% da iniciativa, incluindo cidades-satélite, esteja implementada até 2010.

 
Ceará
Cinturão digital levará banda larga à terra do sol e da luz

Uma rede de 2.500 quilômetros de fibra ótica vai iluminar com sinal de internet o interior e a capital do Ceará. Trata-se do "Cinturão digital", cuja primeira etapa foi lançada em março. A meta é que ele esteja plenamente implementado até julho de 2009, alcançando cerca de metade do território cearense e 83% da população. O Cinturão está sendo coordenado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e tem quatro grandes parcerias: a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a emissora estadual, a TV Ceará.

 
Estrela/RS
Cidade leva internet Wi-Fi à área urbana

Estrela, no Rio Grande do Sul, tem 29 mil habitantes e uma constelação de atrações. Natureza, laticínios e embutidos são os principais astros da cidade, distante 100 quilômetros da capital do Estado, Porto Alegre. O trio ganhou uma concorrência que, como o nome da cidade, vem do céu. A partir de julho, toda a parte urbana da cidade terá à disposição acesso gratuito à internet via Wi-Fi. O serviço faz parte do projeto Estrela Cidade Digital, desenvolvido pela prefeitura desde 2004 e que conta com uma série de pontos luminosos.

 
Mossoró/RN
Foco em inclusão digital
Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, já começou a se tornar digital. A proposta em andamento no município de 244 mil habitantes, a 277 quilômetros da capital, é um pouco diferente das demais Cidades Digitais. O foco é promover ações de inclusão digital e estimular projetos para desenvolver uma economia e uma sociedade da informação. A iniciativa atualmente é levada adiante com a atuação de uma série de instituições parceiras, incluindo universidades e empresas.
 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   [41]   42   43   44   45   > »

«Voltar



Apoio: