Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos

Barbacena / MG
Escolas são o ponto de partida

O início será nas escolas, com a implantação de laboratórios de informática e acesso à internet. Depois, a intenção é aproveitar a infra-estrutura e expandi-la. Esses são os planos do Barbacena Digital, que está sendo instalado com o apoio do Ministério das Comunicações (Minicom), em convênio com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Situada no sul de Minas Gerais, a cidade possui 122 mil habitantes.

 
Rolândia / PR
Passo a passo rumo à cidade do futuro

O pequeno município paranaense, localizado na região metropolitana de Londrina, aos poucos avança nas iniciativas que o tornarão digital. Várias delas já estão em andamento. Desde 2002, a cidade investe na digitalização da área de saúde, considerada prioritária, e na integração das unidades administrativas. Para o futuro, estão planejadas a disponibilização de internet para todas as escolas e a informatização das secretarias de Educação e Assistência Social.

 
Sergipe
Integração, inclusão e desenvolvimento

Menor Estado brasileiro em extensão territorial − são menos de 22 mil quilômetros quadrados −, Sergipe terá, além de conectividade e integração em todos os órgãos estaduais, cobertura de internet gratuita para a população. A previsão para o projeto estar totalmente implantado é final de 2009. Atualmente, está sendo preparado o edital para a contratação de empresas e serviços para implementação do chamado Sergipe Digital.

 
Lagoa Santa / MG
Início da caminhada digital

Em fevereiro deste ano, a prefeitura de Lagoa Santa, cidade mineira da Grande Belo Horizonte, iniciou a digitalização do município. Hoje há acesso à internet em banda larga em todos os órgãos públicos, telefonia via IP nas unidades municipais e serviços online para os cidadãos. Não está nos planos estender a internet gratuita a toda a população, mas ela estará disponível em alguns locais, como a Gruta da Lapinha, ponto turístico e sítio arqueológico.

 
Campo Limpo Paulista / SP
Escola para o século 21

Lançado na quinta-feira, 31 de julho, o programa E-tech − Escola do Século XXI, da prefeitura de Campo Limpo Paulista (SP), vai proporcionar a alunos da rede municipal de ensino o uso de laptops e lousas digitais em sala de aula. A intenção é beneficiar 3.400 alunos de 5a a 8a séries. O programa, com previsão de início para setembro, vai utilizar 1.500 Classmates PC, tipo de laptop especialmente desenvolvido para uso educacional, e 43 lousas digitais.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   [39]   40   41   42   43   44   45   > »

«Voltar



Apoio: