Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos

Tocantins
Implementação começa ainda em 2009

O governo de Tocantins está preparando um projeto de Estado Digital, a ser implementado ao longo de dois anos, já em parceria com os municípios. Trata-se do “Cidades Iluminadas”, que até 2010 vai conectar 22 cidades tocantinenses, levando inclusive telecentros e o oferecimento de serviços de governo eletrônico. A capital, Palmas, vai ser a primeira a ser conectada. Em seguida, virão os três maiores municípios do interior: Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.

 
Santa Marta/Rio de Janeiro-RJ
Foco em cidadania e tecnologia

A inauguração do Santa Marta Digital — lançado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia para levar internet sem fio em banda larga à comunidade Santa Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro — foi festejada pela imprensa e pelo próprio governo estadual como o primeiro serviço do tipo em um ambiente com essas características. Além do aspecto social crucial em uma iniciativa como esta, sustenta o projeto um bem planejado sistema tecnológico baseado em rádios de diversos tipos e engenharia de sinal, com equipamentos fornecidos pela Motorola e um esforço executado pela empresa Mibra Engenharia, em parceria com pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 
Dona Marta, no Rio de Janeiro
Dona Marta, no Rio, será primeira favela “iluminada” do País

A favela Dona Marta, localizada em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, será a primeira do País a ter internet gratuita sem fio em toda a sua extensão. O acesso se dará graças a um projeto do governo do estado, que instalará antenas na comunidade e construirá postos de serviço para os cidadãos. Estão sendo instaladas 16 antenas que transmitirão o sinal via rádio. O acesso começa a ser fornecido na segunda-feira, dia 9 de março.

 
Porto Seguro/BA
Ao lado do turismo, educação e saúde

Turística por natureza e vocação, Porto Seguro já está se tornando também digital. Na cidade baiana, o projeto de digitalização foi iniciado há cerca de cinco anos, na administração municipal passada. Justamente por ser turística, a cidade sempre teve muita oferta comercial de internet. A opção da prefeitura foi, então, concentrar seu projeto em áreas às quais esta oferta não chegava: educação e saúde públicas.

 
Brasília/DF
Distrito Federal lança edital para instalar rede sem fio

Depois do DF Digital, que se baseia em telecentros e capacitações, vem aí o Brasília Digital, que vai instalar uma rede de internet wireless em toda a capital federal. Estes são os planos do Governo do Distrito Federal, em uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. O edital para contratação de empresa para implantação do projeto sairá nesta semana.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   [36]   37   38   39   40   41   42   43   44   45   > »

«Voltar



Apoio: