Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos

Rio Grande do Sul
Iniciativa começa em 2009 em três municípios

Tendo na capital Porto Alegre um dos exemplos mais antigos em Cidades Digitais no Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul prepara um esforço de digitalização de todos os seus municípios. A ideia começou a tomar corpo no final de 2008 e, atualmente, já estão escolhidas as cidades piloto: Candiota, Camaquã e Piratini. O projeto será implementado em etapas nos 496 municípios do Estado − o terceiro maior do Brasil em número de cidades.

 
Canas / SP
E-gov e internet para os cidadãos

Um amargo penúltimo lugar em Educação entre os municípios paulistas, de acordo com ranking da secretaria estadual, foi a gota d'água para que a pequena Canas, localizada no Vale do Paraíba, com aproximadamente 5 mil habitantes em 53 quilômetros quadrados, decidisse por colocar em prática seu projeto de Cidade Digital. Os recursos estão sendo levantados, inclusive por meio de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

 
Florianópolis / SC
Mais peso para a tecnologia e o desenvolvimento sustentável

Uma das cidades brasileiras mais avançadas em termos de indústrias de tecnologia, a capital de Santa Catarina se prepara para um salto de qualidade. A recém-criada Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SCTDES) planeja incentivar projetos de governo eletrônico, mudar a cultura dos funcionários para o uso de recursos tecnológicos e oferecer serviços de maior qualidade aos cidadãos.

 
Rio de Janeiro/RJ
Em busca de recursos para as iniciativas

O município do Rio de Janeiro tem um longo caminho a percorrer para se transformar em uma Cidade Digital. Por isso, vários projetos estão sendo elaborados pela recém-criada Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, que ainda busca apoios e estudos para colocá-los em prática. Este é o diagnóstico apresentado pelo ocupante da pasta municipal, Rubens Andrade, em entrevista exclusiva ao Guia das Cidades Digitais.

 
Rio de Janeiro / RJ
Primeira “Praça Digital” será inaugurada em maio

A prefeitura do Rio de Janeiro está desenvolvendo um projeto que pretende dar acesso à internet em banda larga a diversas áreas pobres da cidade por meio de módulos que serão instalados em praças de comunidades. Além de computadores com conexão rápida, a iniciativa prevê cursos à distância e a possibilidade de abertura do sinal para pequenos comerciantes locais. A iniciativa tem o apoio da PUC-Rio e dos governos federal e estadual.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   [35]   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   > »

«Voltar



Apoio: