Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos

Florianópolis/SC
Prefeitura de Florianópolis disponibiliza novos serviços on-line

Desde janeiro, os cidadãos de Florianópolis (SC) dispõem de 20 novos serviços on-line oferecidos pela prefeitura por meio do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, que permite solicitações via internet e acompanhamento virtual de todo o trâmite. O sistema oferece 25 serviços on-line, incluindo de autorizações para utilização de espaço público a pedidos de certidões e consultas de viabilidade.

 

Rondônia estrutura programa de banda larga

As condições de acesso à internet em banda larga na região norte podem mudar a partir de ações dos governos estaduais. Após o Amapá lançar seu plano de inclusão digital, agora é a vez de Rondônia desenvolver uma iniciativa que promete melhorar as condições de conexão dos moradores do estado. O programa Pioneiros Digitais, parceria entre o governo estadual e a Telebras, lançado em dezembro, vai aumentar a cobertura de fibra óptica no estado e utilizar torres de rádio para oferecer acesso em alta velocidade a moradores de regiões distantes dos grandes centros. A mesma iniciativa planeja modernizar a administração pública. A previsão é que em quatro anos os 52 municípios que formam o estado estarão conectados via fibra óptica, assim como os órgãos públicos estaduais.

 
A serviço do fisco
São Paulo oferece gratuitamente aplicativo para emissão de notas fiscais em smartphones e tablets

Empresas e prestadores de serviço atuantes na capital paulista têm mais uma facilidade para cumprir suas obrigações fiscais. Agora, é possível emitir a nota por meio de smartphones ou tablets e enviá-las até mesmo via SMS, graças a um aplicativo pioneiro no país, disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo. Em funcionamento desde dezembro de 2011, o aplicativo está disponível para equipamentos que utilizam o sistema operacional Android – a Prefeitura já providenciou a certificação exigida para dispositivos da Apple, que usam o sistema iOS. Até agora, foram registrados cerca de 750 usuários do aplicativo, mas a expectativa é de que esse número cresça com mais divulgação do produto.

 
Apoio do MCTI
Município gaúcho disponibilizará fibra óptica a moradores

O pequeno município gaúcho de Lagoa dos Três Cantos é um dos primeiros, entre os 45 selecionados via edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a tirar do papel o que havia proposto ao governo federal. A prefeitura já assinou contrato com as empresas que levarão fibra óptica a todas as residências da cidade. A primeira etapa do projeto deve ficar pronta em março.

 
Incentivo fiscal para instalação de infraestrutura
Governo do Amapá lança plano estadual de banda larga

O governo amapaense instituiu o Plano Estadual de Banda Larga - Amapá Conectado, que dará incentivos fiscais a empresas privadas dispostas a investir em infraestrutura e provimento de internet no estado, onde são praticados os maiores preços do país. É mais uma tentativa de popularizar o acesso em banda larga, praticamente inexistente por lá. A medida tira proveito de um convênio de sete estados com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autoriza a devolução de parte do imposto a empresas que investirem em infraestrutura. 

O objetivo do governo estadual é estimular empresas a instalar backbones e redes de fibra óptica no Amapá, único estado brasileiro a não contar com esse tipo de tecnologia.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   [18]   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   > »

«Voltar



Apoio: