Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso

Santander /Espanha
Santander: a caminho de se tornar uma cidade inteligente

A cidade de Santander, ao sul da Espanha, adotou iniciativas para ser uma cidade inteligente. Com a instalação de 12 mil sensores espalhados pelas ruas e conectados à Internet, é possível controlar os níveis de umidade no ar, de poluição, a quantidade de lixo nas ruas, a intensidade das luzes dos postes de iluminação e os sinais de trânsito. As informações são acessadas via uma plataforma pública. 

 

 
Pompeia / SP
Cartão de saúde: identidade para serviços públicos

Na 25ª festa do peão de boiadeiro, em Pompeia (SP), em setembro, os moradores do município, isentos de pagar ingresso, identificaram-se nas catracas de entrada do evento com o cartão Cidade Coração, um instrumento desenvolvido inicialmente para atendimento e gestão de serviços de saúde. A iniciativa acelerou o cadastramento dos munícipes e hoje a cidade, de 20 mil habitantes, tem 15,6 mil cartões emitidos. Os investimentos somaram cerca de R$ 340 mil. 

 
Jaboticabal /SP
Inclusão digital é um dos principais resultados do Jaboticabal Digital

Em Jaboticabal, os investimentos para promover a inclusão digital vêm alcançando resultados maiores a cada ano. Na cidade, com cerca de 72 mil habitantes, os cidadãos podem contar com sinal de internet nas residências ou em locais públicos. No primeiro semestre de 2012, cerca de 600 cidadãos haviam efetuado cadastro para acessar a internet em suas moradias. Hoje, o município leva o sinal a 700 casas.

 
Porto Alegre / RS
Em Porto Alegre, aplicativos aumentam utilização de dados de interesse público

Além dos acessos ao portal PoaTransporte pela web, os dados da Secretaria de Transporte de Porto Alegre servem a uma série de aplicativos desenvolvidos por pequenas empresas ou grupos sociais. O PoaTransporte reúne informações sobre a localização das paradas e rotas dos ônibus, lotações e pontos de táxis disponíveis pela capital gaúcha, com diversos critérios de busca (endereço, linhas de ônibus, etc.).

 
São Bernardo do Campo (SP)
São Bernardo do Campo investe em infovia

Com o objetivo de modernizar a administração a partir da adoção de soluções de governo eletrônico, segurança urbana e inclusão digital, a Prefeitura de São Bernardo do Campo iniciou a implantação de sua infovia em 2009. Hoje, a rede tem 300 quilômetros de fibra óptica, e estão interligados 383 prédios e locais públicos. Educação, Saúde e Segurança pública são as principais áreas beneficiadas.

 
« <   1   2   [3]   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   > »

«Voltar



Apoio: