Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso

Ibiporã/PR
Município paranaense experimenta benefícios das TICs

Em Ibiporã, município da Região Metropolitana de Londrina (PR), desde 2009, a prefeitura atua para modernizar os serviços públicos e promover a inclusão digital da população. Por meio do Ibiporã Cidade Digital, o governo adota as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para melhorar rotinas em áreas como Saúde, informatizar a Educação e promover o acesso dos cidadãos à internet banda larga.

 
Tibagi/PR
Tibagi amplia rede da prefeitura de olho na inclusão digital

Em Tibagi, segundo maior município paranaense, com quase 3 mil quilômetros quadrados, a prefeitura apostou na expansão da rede municipal, que integra os órgãos públicos, para incluir a população digitalmente. Na cidade, que conta com pouco mais de 20 mil habitantes e está localizada a 226 quilômetros da capital do estado, o objetivo é levar sinal de internet especialmente para o interior, onde não há oferta de banda larga.

 
Rio de Janeiro
Rio usa aplicativos para interagir com a população

Em 2013, a cidade do Rio de Janeiro foi eleita a mais inteligente do mundo em um concurso internacional. Parte do prêmio se deve ao uso de aplicativos que aumentam e melhoram a interação entre poder público e cidadãos e ao Centro de Operações Rio, que utiliza uma série de tecnologias para monitorar o trânsito e a e execução de serviços no município, entre outras atividades. Antes de deixar a Secretaria da Casa Civil, cargo que ocupava desde o início da gestão de Eduardo Paes, para retornar à Câmara dos Deputados, Pedro Paulo Carvalho Teixeira respondeu a algumas perguntas do Guia das Cidades Digitais sobre o processo de “digitalização” do Rio. Segundo Pedro Paulo, o balanço das ações implementadas pela pasta, em parceria com outras secretarias, é positivo, dadas as premiações, mas ainda pode melhorar. O então secretário comentou o lançamento, em 1º de abril, do projeto Data Rio, que disponibiliza a base de dados gerados pelo município, e o Carioca Digital, portal que permite ao cidadão customizar seu acesso a serviços municipais, de acordo com seu CPF e sua localização.

 
Araraquara/SP
Sistema de Informação Geográfica traz benefícios para a área de saneamento

Para aprimorar e agilizar os procedimentos internos, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara, município paulista com cerca de 222 mil habitantes, apostou na implantação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Foram adotadas a solução AcquaGIS, que disponibiliza mapas digitais georreferenciados, e uma ferramenta para a gestão de leitura dos medidores de água.

 
Piraí/RJ
Programa de capacitação profissional completa cinco meses

Passados cinco meses da implantação do Emprega Piraí, o total de alunos matriculados nos cursos oferecidos pela prefeitura nos telecentros e laboratórios de informática de escolas públicas aumentou 21,87%, passando de 247 para 301. O número de pessoas formadas teve um acréscimo de 488%. No primeiro mês 12 alunos se formaram e em cinco meses 70 concluíram cursos. 

 
« <   1   [2]   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   > »

«Voltar



Apoio: