Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso

Minas Gerais / Educação
Uma rede de escolas, professores e tecnologia

Quando o governo de Minas Gerais resolveu implementar um projeto para informatizar todas as escolas de sua rede, em 2004, a tarefa não poderia ser fácil: o Estado é o maior em número de municípios no Brasil, e cerca de 4 mil escolas teriam de ser conectadas. Hoje, três editais e quatro anos depois, é exatamente isso que está acontecendo, com o projeto Escolas em Rede em fase de finalização, abrangendo 2,5 milhões de alunos e 180 mil professores.

 
Pedreira/SP
Parceria com a Unicamp

O projeto da cidade paulista de Pedreira é fruto de parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O sistema de administração da prefeitura foi informatizado, e montada uma rede de fibra ótica para interligar os prédios públicos. O passo seguinte foi a adoção da telefonia via IP.  Em seguida, escolas municipais e estaduais, hospitais e postos de saúde foram conectados à internet. A novidade agora é a oferta de acesso gratuito à internet para os moradores da área urbana e parte da zona rural.

 
Vitória/ES
Capital capixaba investe em modernização

A prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, desde 2006 tem investido na interligação de prédios públicos por meio de fibra ótica e na construção de telecentros para que a população de baixa renda possa ter acesso às novas tecnologias de informação e comunicação. O esforço é parte do programa de modernização da administração pública e de inclusão digital. O investimento inicial foi de R$ 7 milhões, aplicados na interligação de 117 prédios municipais, incluindo sedes das secretarias, escolas e hospitais.

 
Vacaria/RS
Um projeto premiado internacionalmente

Em junho, a cidade gaúcha de Vacaria recebeu o prêmio de terceiro melhor projeto de Cidade Digital na Ibero-América na categoria pequenas municipalidades. O reconhecimento veio alguns anos após o começo da iniciativa, que conta com acesso gratuito para a população, a informatização dos serviços da prefeitura e a conexão dos prédios públicos. Tudo isso agilizou processos e trouxe benefícios para a cidade de 63 mil habitantes, segunda maior produtora de maçã do Brasil e pólo produtor de flores.

 
Porto Real/RJ
Produção de leite, automóveis e saúde digital

Situado no extremo oeste do Rio de Janeiro, a 145 quilômetros da capital, perto da divisa com o estado de São Paulo, Porto Real é um dos menores municípios fluminenses, com apenas 51 km2 e cerca de 15 mil habitantes. Em 2005, começou a ser implementado o seu projeto de digitalização. A tecnologia Wi-Fi espalha sinal de internet para 100% do território do município. O foco é nas atividades de saúde, setor qual as atividades de e-gov estão mais adiantadas.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   [16]   17   18   19   20   > »

«Voltar



Apoio: