Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso

São José dos Pinhais / PR
O desafio da extensão territorial

Com 978 quilômetros quadrados, São José dos Pinhais, município paranaense de 300 mil habitantes, tem três vezes a extensão territorial da capital do Estado, o que constituiu seu maior desafio para a instalação do projeto de Cidade Digital. A solução foi implementar uma infovia que conjuga anel de fibra ótica e tecnologia WiMesh. Para reduzir custos, foi adotada uma rede VoIP que abrange 500 ramais.

 
Campo Bom / RS
Banda larga gratuita para as áreas urbana e rural

O pequeno município de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, acaba de inaugurar seu projeto de cidade digital. A última etapa foi completada na sexta-feira, 12 de setembro, quando toda a cidade passou a ser “iluminada” com sinal que disponibiliza internet banda larga a todos os cidadãos, gratuitamente. Após muitos testes, e alguns problemas, os técnicos conseguiram expandir o sinal para as áreas urbana e rural.

 
Paulo Afonso / BA
Com as próprias mãos

O projeto Paulo Afonso Digital consiste na modernização da máquina administrativa e em um sistema que engloba 32 soluções eletrônicas, que vão desde a obtenção de segundas vias de impostos até a consulta de horários de carros-pipa. Todas as iniciativas foram desenvolvidas internamente pela prefeitura. O programa foi vencedor do prêmio e-Gov na categoria "Governo para Cidadão".

 
Sorocaba / SP
Serviços inovadores para as pessoas e as empresas

Zoológico pela internet, imposto online, reclamação contra empresas via computador, cadastro de novos empreendimentos pela rede mundial de computadores. Tudo isso existe em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, a 96 quilômetros de distância da Capital, que chama a atenção não só pelo uso que faz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como também pela criatividade nos serviços oferecidos aos cidadãos e investidores.

 
Carlópolis/PR
Fazenda-escola é carro-chefe do projeto

Uma fazenda com conexão Wi-Fi e voltada para a educação de jovens da área rural será o ponto máximo do projeto de Cidade Digital de Carlópolis, município paranaense de 13 mil habitantes localizado no nordeste do Estado, na divisa com São Paulo. Em 2007, ano de seu centenário, a cidade se deu de presente o projeto de digitalização dos órgãos públicos e instalação da rede sem fio para cobrir os seus 442 quilômetros quadrados. Atualmente, a rede está em fase final de implantação − falta apenas uma escola.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   [15]   16   17   18   19   20   > »

«Voltar



Apoio: