Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso

Pinhais / PR
Município paranaense investe em governo eletrônico

Desde 2001, a paranaense cidade de Pinhais, na região metropolitana da capital, Curitiba, começou a desenvolver seu projeto de digitalização. Em seus 61 quilômetros quadrados passam anéis de fibra ótica com capacidade de transmissão de até 10 Gbps, conectando 75 órgãos, entre escolas, unidades de saúde e secretarias. O governo eletrônico é um dos carros-chefe do projeto, com diversos sistemas para a administração municipal.

 
Pará
NavegaPará entra na segunda fase

O NavegaPará, projeto paraense de digitalização do Estado, está entrando em sua segunda fase, que levará conexão e telecentros a mais 46 cidades, através de fibra ótica e sinal de rádio, até o final de 2010. Serão, no total, 61 Cidades Digitais no Estado de 143 municípios, e 300 telecentros funcionando, segundo os planos do governo estadual. Na segunda fase, a expansão será em direção ao nordeste do Estado, com uma rede própria, incluindo fibra e transmissão sem fio. Nesta etapa, um dos objetivos principais será implementar ou incrementar ações de telemedicina e tele-educação.

 
Chapada Gaúcha - MG
Próxima meta é promover a inclusão digital de toda a população

Na pequena Chapada Gaúcha, município do semiárido do norte do Estado de Minas Gerais, com cerca de 10 mil habitantes, a administração pública utiliza as TICs para melhorar a gestão. Todos os setores da prefeitura contam com sinal de internet e alguns já dispõem de softwares para aumentar a eficiência de rotinas e processos. O próximo passo é proporcionar uma ampla inclusão digital.

 
Promissão/SP
Um futuro sem analfabetismo digital

A pequena Promissão, cidade paulista com cerca de 35 mil habitantes, já usufrui das vantagens de projetos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Uma rede wireless une todos os setores da prefeitura, e a administração municipal oferece sinal gratuito de internet, que já cobre mais da metade do território. A meta é garantir a inclusão digital de todos os cidadãos.

 
Santos / SP
Aposta em fibra ótica para modernizar e digitalizar a cidade

A cidade litorânea e portuária de Santos (SP), de quase 450 mil habitantes, vem apostando na fibra ótica para modernizar e digitalizar sua estrutura, seus serviços e suas formas de comunicação. Com recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) do BNDES, foi criado um anel de fibra óptica e montado o datacenter que gerencia e controla toda a rede. Assim nasceu a infovia municipal.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   [12]   13   14   15   16   17   18   19   20   > »

«Voltar



Apoio: