Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso

Búzios / RJ
Em seis meses, Búzios avança na digitalização

Quando lançou sua iniciativa de digitalização, em meados de 2009, a cidade litorânea de Búzios (RJ), famosa pelas praias e eternizada pela francesa Brigitte Bardot, planejava a estratégia em etapas. A primeira delas - troca de todo o parque tecnológico – já foi concluída e a cidade já ganhou totens de autoatendimento e um protótipo de novo site.

 
São José do Rio Pardo / SP
Foco em Voz sobre IP e softwares de gestão

O projeto de Cidade Digital do município de 54 mil habitantes, localizado no nordeste de São Paulo, surgiu no início de 2009.  A Voz sobre IP foi logo instalada e, para o futuro, pretende-se implantar orelhões públicos com essa tecnologia. Paralelamente, a prefeitura investe em softwares de gestão, o que já funciona nas áreas da saúde, educação e assistência social. E no portal na internet, um serviço tem feito bastante sucesso: o "Pergunte ao prefeito".

 
Toledo/PR
Investimento em Voz sobre IP e fibra ótica

Toledo, no oeste paranaense, começou em 2007 seu projeto de digitalização. Hoje é uma Cidade Digital com rede de fibra ótica centralizada no paço municipal, com 51 pontos em toda a sua extensão, sendo 26 escolas, seis creches, dez unidades de saúde e nove locais da administração geral da prefeitura. O projeto evoluiu desde então e o município prepara nova licitação, para telefonia via IP e para a rede de dados.

 
Arapiraca /AL
Estratégia é ter vários projetos em paralelo

Com mais de 200 mil habitantes, Arapiraca é a segunda maior cidade de Alagoas, ficando atrás apenas da capital, Maceió. Em termos de digitalização, no entanto, está na frente: começou o processo de se tornar uma Cidade Digital há aproximadamente cinco anos. A iniciativa se configura com muitos projetos em paralelo, e uma das áreas mais adiantadas é a da Saúde. Para sustentabilidade, uma decisão já adotada foi a terceirização da infovia.

 
Guaíra / PR
Rede sem fio integra administração e possibilita inclusão digital

Na pequena cidade paranaense de Guaíra, localizada na região Oeste do Estado, as unidades da prefeitura que estão distantes do Paço Municipal contam com uma rede de comunicação sem fio para se manterem integradas. Os recursos digitais também possibilitam o acesso à internet pelas escolas municipais, os telecentros comunitários e os postos do Programa de Saúde da Família (PSF).

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   [11]   12   13   14   15   16   17   18   19   20   > »

«Voltar



Apoio: