Por que ser uma Cidade Digital » Benefícios


Melhoria do serviço público passa pela adoção do cadastro único de dados

Melhorar o serviço público ao cidadão passa pelo adoção de uma cadastro único de informações para desburocratizar o modelo de atendimento.

"Hoje o cidadão em cada órgão que vai passa seus dados. Se ele fez um cadastro, esse deve valer para todos os órgãos. Essa base única é crucial para simplificar o modelo de atendimento e para reduzir os gastos com o armazenamento desses dados", destaca Maximiliano Martinhão, que participou da 15ª Rio Wireless, realizada no Rio de Janeiro.


 

Uso criativo das TICs pode ajudar a diminuir pobreza, diz ONU

Da troca de mensagens via celular por pequenos pecuaristas das montanhas do Butão à rede de microcrédito a agricultores do Quênia fomentada por telefones móveis, o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), principalmente a rede de telefonia celular, para além da simples troca de mensagens e vozes pode ajudar a diminuir a pobreza mundo afora. Para fomentar esse potencial, no entanto, o poder público precisa agir com mais eficiência. Estes são os principais apontamentos do relatório “Economia da Informação 2010: TICs, Empreendimentos e Combate à Pobreza”, lançado em 14 de outubro pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês).

 

Mudança de paradigma na educação
A transformação no ensino e no nível de conhecimento da população está entre as vantagens mais visíveis de um projeto de Cidade Digital, na visão de Maria Helena Jardim, coordenadora educacional de Piraí Digital. Ela aponta desafios como a resistência inicial de professores, e alerta que para obter sucesso é preciso vontade política e envolvimento da comunidade.
 

Gestão moderna e serviços para a população
Quando se fala em cidade digital, pensa-se imediatamente que se trata de oferecer à população carente acesso à tecnologia. É isto? Também. Mas é muito mais. Ser uma cidade digital significa modernizar a gestão pública e oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas, e significa principalmente levar aos seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania. Os benefícios abrangem todas as áreas, da administração pública à educação, passando pela saúde e segurança, e estendendo-se à economia do município.
 
[1]  

«Voltar



Apoio: