Por que ser uma Cidade Digital » Artigos

Juarez Quadros do Nascimento
Banda larga para todos
O Brasil, com oito milhões de computadores conectados em banda larga, ainda convive com um fosso digital, quando relacionado à quantidade de computadores aqui instalados: 40 milhões em 2007 e mais 10 milhões esperados em 2008. Com o programa de governo “Banda Larga para Todos”, que visa ampliar o acesso às novas tecnologias e reduzir as disparidades regionais, o País, mesmo com algum atraso, dá um grande e ambicioso passo de volta ao futuro.
 
André Imar Kulczynski
Sem conexão não há desenvolvimento
Um dos maiores entraves no desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros é  a ausência de conectividade. A identificação das necessidades de conectividade dos municípios, inclusive do número real de cidades que não possuem provedor próprio de Internet, começa a suscitar discussões, não somente em setores segmentados de TIC, mas nos gabinetes de governantes e gestores.
 
Newton C. Scartezini
Newton Scartezini
O 3G e as Cidades Digitais
A tecnologia 3G pode oferecer o acesso sem fio em banda larga requerido por um projeto de Cidade Digital. Sua velocidade de acesso atual é similar à das tecnologias concorrentes, e os custos de utilização se equivalem.
 
Eduardo Augusto de Oliveira Ramires
Cidades digitais e democracia digital
Para além da simples divulgação de dados e das decisões administrativas, as novas redes poderão permitir o incremento das consultas populares e da participação popular direta nas decisões administrativas, de maneira a aumentar o grau de legitimidade das ações e decisões de relevo para a comunidade. É possível antever o potencial de legitimação e apoio que novos meios de comunicação digital podem reservar para o futuro das cidades.
 
André Lemos
O que é Cidade Digital?
O objetivo maior de uma Cidade Digital é promover o vínculo social, a inclusão digital, democratizar o acesso à informação, produzir dados para a gestão do espaço, aquecer as atividades políticas, culturais e econômicas e reforçar a dimensão pública.
 
« <   1   2   3   4   5   6   [7]   8   > »

«Voltar



Apoio: