Por que ser uma Cidade Digital » Artigos

Marcos Mazoni
Inclusão digital é tarefa de todos

Quando se fala em inclusão digital, fala-se em dar acesso à tecnologia de informação e comunicação. E, neste contexto, é importante todos os órgãos que lidam com a questão da cidadania estarem articulados. Temos de pensar em um Plano Nacional de Inclusão Digital, que não é responsabilidade exclusiva da União, tampouco do Estado, e sim da sociedade brasileira.

 
Júlio Lagun
Uma resposta aos cidadãos

Ao longo da história, a tecnologia respondeu aos desafios do crescimento das cidades, capilarizando artefatos, como os aquedutos, o gás canalizado e as redes distribuídas de energia elétrica e comunicação. Na cidade de hoje, o desafio da tecnologia centra-se no democratizar a informação e no disponibilizar os artefatos que permitam ao cidadão produzir conhecimento, inovar e empreender.

 
Mauricio Williamson
Plano de Sustentabilidade no desenvolvimento das Cidades Digitais

O primeiro passo para o desenvolvimento do Plano de Sustentabilidade é identificar os interessados (stakeholders), as oportunidades que eles proporcionam para o projeto e os recursos de que eles possam dispor. Nessa análise, uma questão  emerge: é possível formar parcerias com o setor privado para compartilhar riscos e custos de uma Cidade Digital?

 
Eduardo Augusto de Oliveira Ramires
As PPPs e os consórcios públicos para as Cidades Digitais

Talvez a solução mais promissora no horizonte seja a possibilidade de consórcios públicos para a execução de uma Parceria Público Privada (PPP) visando a implantação de projetos de cidades digitais, não apenas com a receita de um município, mas com a receita de vários.  Trata-se de uma opção de bastante flexibilidade para tais iniciativas, que demandam infra-estrutura e investimentos de uma certa escala.

 
Mauricio Williamson
Modelo de negócio no desenvolvimento das Cidades Digitais

O processo de modelo de negócio no desenvolvimento de uma infra-estrutura de Cidade Digital é baseado no conhecimento especializado. A partir de justificativas e argumentos, é possível identificar as necessidades de adoção de uma Cidade Digital, e, na análise das probabilidades, demonstram-se os caminhos que levam ao equilíbrio do investimento.

 
« <   1   2   3   4   [5]   6   7   8   > »

«Voltar



Apoio: