Por que ser uma Cidade Digital » Artigos

Pessoas, processos e gestão
“Cidade inteligente”: a tecnologia é a força impulsionadora das transformações

A caminhada em direção a uma “cidade inteligente” não passa apenas pelo uso de tecnologia, mas ela é a força impulsionadora das transformações e melhorias. É o que defende Cezar Taurion, especialista da IBM Brasil. Segundo ele, podemos pensar em formas inovadoras de criar politicas públicas, sustentadas pelas tecnologias, mas, no final das contas, pessoas, processos e gestão são fundamentais.

 
Para as novas necessidades das administrações municipais
Secretária de Inclusão Digital defende o projeto piloto de Cidades Digitais

Em artigo distribuído à imprensa, a Secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, afirma que o projeto de Cidades Digitais é uma resposta do Governo Federal aos anseios e às novas necessidades das administrações municipais. Segundo ela, trata-se de um projeto com cinco pressupostos fundamentais: simplicidade, escalabilidade, durabilidade, expansibilidade e sustentabilidade.

 
Por Mauricio Williamson
O Futuro das Cidades, Informação e Inclusão

Durante a próxima década, as cidades continuarão a crescer mais rápido e maiores. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias destravarão milhares de dados sobre elas e seus cidadãos. A tecnologia da informação (TI) deverá fornecer um novo conjunto de ferramentas para que os grupos de pobres e excluídos possam reinventar o novo relacionamento com o governo e o novo ambiente construído.

 
Stephen A. Blum
Lições para os provedores de internet sem fio municipais

Presidente de consultoria norte-americana explica por que alguns provedores municipais dos EUA falharam em sua missão de comercializar acesso à internet sem fio. Para ele, faltaram estratégias de negócio para essas empresas. É claro que o cenário do provimento de serviço de internet sem fio em mercados emergentes é bem diferente, mas a equação econômica básica é a mesma.

 
Christopher Tucker
Mapas digitais podem fomentar a transparência

Por que os cidadãos, servidores públicos, tomadores de decisões políticas e até o próprio presidente dos Estados Unidos precisam ir a tantos portais de mapas para ver o que existe, sem o encontrar tudo o que buscam? No que chamo de ´where.gov´, poderíamos selecionar uma área de um mapa, escolher um período determinado e imediatamente descobrir tudo o que o governo sabe deste lugar.

 
« <   1   2   [3]   4   5   6   7   8   > »

«Voltar



Apoio: