Mercado » Dados e pesquisas

Longe do ideal
IBGE: 40% das prefeituras não possuem site

Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), realizada novamente pelo IBGE depois de dez anos, 40% dos municípios não possuem site na internet. Ao mesmo tempo, o estudo revela a existência de ações de inclusão digital em 87% das cidades. A pesquisa também aponta que praticamente todas as prefeituras estão informatizadas. Os dados são relativos a 2009.

 
Melhores práticas
Brasil cai em ranking mundial de e-gov

O Brasil caiu 16 posições no ranking global de melhores práticas de governo eletrônico feito pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. O país foi do 45º lugar em 2008 para a 61a posição na lista mundial.
O índice é aferido de acordo com a disponibilidade de informações governamentais na internet, oferta de serviços pela web e capital humano.

 
Situação preocupante
Brasil está atrasado no acesso à banda larga, diz Ipea

Quando se trata de acesso à banda larga, o Brasil está muito aquém dos países desenvolvidos e mesmo de países como México e Turquia. Apenas 12 milhões de domicílios (21% da população brasileira) têm banda larga. O acesso é praticamente inexistente no Amapá e Roraima. Estas são conclusões de estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal.

 
Raio-X
Uso de e-Gov mais que dobra nas cidades em cinco anos

Entre 2005 e 2009, o uso do governo eletrônico mais que dobrou nas áreas urbanas. Em comparação com a zona rural, onde somente 10% da população usuária de Internet fez uso dos serviços de governo eletrônico nos últimos 12 meses, a diferença é expressiva: para cada usuário de e-Gov no campo, existem três na cidade. Estes e outros dados estão na pesquisa TIC Domicílios 2009.

 
Conexão livre
Wi-Fi gratuito é vital para investimentos e turismo, diz pesquisa

Pesquisa norte-americana mostra que consumidores levam em conta oferta de internet gratuita para visitar algum espaço, adquirir serviços ou mesmo comprar imóveis: 90% consideram a oferta de conexão sem fio para escolher hotel, por exemplo. O estudo da empresa DeviceScape levou em conta base de 1,5 milhão de clientes.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   [20]   21   22   23   24   25   > »

«Voltar



Apoio: