Mercado » Dados e pesquisas

Influência no PIB
Inclusão digital gera crescimento econômico, diz professor da Universidade de Columbia

Ações de inclusão digital e programas de banda larga refletem diretamente em crescimento econômico, o que pode ser medido com bastante precisão. A afirmação é de Raul Katz, professor do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Columbia (EUA). Segundo ele, para cada aumento de 10% na penetração da banda larga, há um acréscimo de 0,037% no Produto Interno Bruto (PIB). Se esse crescimento for associado à inclusão digital da população, os benefícios são ainda maiores, podendo alcançar até 0,5% no PIB.

 
Ranking Motorola de Cidades Digitais 2011
Brasil é destaque em ranking de Cidades Digitais na América Latina

São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Foz do Iguaçu (PR), Itapema (SC) e Porto Alegre (RS) são os municípios brasileiros que compõem o Ranking Motorola de Cidades Digitais 2011, que aponta as 25 cidades líderes em digitalização na América Latina. O México, com seis indicados, e a Colômbia, com cinco, também se destacaram. Além da classificação geral, o ranking apontará as cidades líderes nas áreas de Segurança Pública, Saúde, Educação, Espaço Digital, Sites Municipais, Serviços e Aplicativos Municipais e Soluções Móveis. O primeiro sub-ranking divulgado, em 3 de novembro, foi o de Segurança Pública, no qual se sobressaíram, do Brasil, os municípios de São Paulo e Volta Redonda (RJ).

 
25 mil quilômetros
Expedição vai mapear infraestrutura de internet no Brasil

Começa no dia 22 de outubro a Expedição WDC, que visa radiografar a realidade do acesso da população brasileira à internet. Promovida pela WDC Networks, a expedição tem como meta rodar 25 mil km e visitar pelo menos 100 cidades em todas as regiões do país, partindo de São Paulo em direção a Brasília e, de lá, para Santo Antônio do Descoberto (GO).

 
16 países da América Latina
Brasil é recordista de inscritos no Ranking Motorola de Cidades Digitais

Com um aumento de mais de 130% em relação à edição anterior, o Brasil tem 44 municípios inscritos para participar do Ranking Motorola de Cidades Digitais 2011. No total, 220 municípios e 10 territórios de 16 países da América Latina participarão do ranking, que apontará as 25 cidades mais avançadas da região no que se refere ao uso da tecnologia. Em 2009, São Paulo ficou em primeiro lugar e Salvador, em 12º. A Argentina aparece depois do Brasil em número de inscritos, com 36 cidades e três territórios. A edição atual tem como novidade a inclusão dos territórios – áreas ou regiões integradas por mais de um município com um projeto tecnológico comum, que competirão em uma categoria distinta. Os resultados serão anunciados até o fim do ano.

 
Investimentos mundiais
Recursos para cidades inteligentes devem quintuplicar até 2016

O investimento mundial em tecnologias para cidades inteligentes chegou, em 2010, a US$ 8,1 bilhões e deve aumentar quase cinco vezes até 2016, alcançando US$ 39,5 bilhões, segundo estudo da  ABI Research. Existem hoje 108 projetos de cidades inteligentes no mundo, dois deles no Brasil: em Recife e no Rio de Janeiro (as duas únicas representantes da América Latina).

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   [14]   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   > »

«Voltar



Apoio: