Mercado » Dados e pesquisas

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Estudo critica Um Computador por Aluno

Um recente estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) afirma que a adoção de computadores portáteis por alunos no âmbito do programa One Laptop per Children (OLPC), apesar de melhorar a capacidade cognitiva das crianças, não gera ganhos educacionais significativos. É a primeira vez que uma pesquisa investiga os resultados educacionais da iniciativa. De acordo com o documento, feito com base em dados coletados no Peru, país mais avançado na adoção dos computadores, é preciso investir em um projeto pedagógico no qual as máquinas sejam instrumento e não finalidade.

 
Disseminação da banda larga é um caminho
TICs podem cortar 15% das emissões de gases estufa, diz relatório da UIT

Em junho, o Rio de Janeiro receberá a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+20, em referência às duas décadas do evento realizado em 1992, que aumentou o nível do debate sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. Agora, delegados de vários países debaterão meios de frear o aquecimento global e aliar o desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental. Para a União Internacional de Telecomunicações (UIT), que também faz parte das Nações Unidas, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar esse processo, principalmente por meio de investimentos na disseminação do acesso à internet em alta velocidade. 

 
Crescimento de 8% em relação a 2010
Número de brasileiros com acesso à internet chega a 79,9 milhões em 2011

O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011, segundo o IBOPE Nielsen Online. O crescimento foi de 2% sobre o trimestre anterior, de 8% sobre o mesmo período de 2010 e de 19% em relação a 2009. Os ambientes casa e trabalho foram os principais responsáveis pela expansão em 2011.

 
IPEA
Estudo aponta ações para estimular demanda por banda larga no país

Para promover a inclusão digital no Brasil não basta fornecer a infraestrutura de conexão aos municípios; é preciso também criar formas de levar os dispositivos de acesso à população e oferecer capacitação para utilizá-los. Esta é uma das conclusões de um estudo apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a comunicação e as telecomunicações no Brasil. Entre as medidas propostas para estimular a demanda por banda larga, estão o estímulo à aquisição de computadores nas classes C, D e E, com a criação de subsídios, e a oferta de planos de internet pré-pagos e com preços fracionados. Elaborado em parceira com a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 reúne, na parte sobre Indicadores das Telecomunicações, reflexões sobre a estrutura de banda larga presente no país.

 
Fórum Econômico Mundial
Uso de celular para pagamento de benefícios e impostos pode gerar economia de até US$ 100 bilhões por ano

Os países em desenvolvimento podem poupar US$ 100 bilhões por ano a partir de 2015 caso incrementem o uso do celular no relacionamento com cidadãos, principalmente se pagarem benefícios sociais por meio das redes de telefonia móvel. Isto porque a corrupção seria dificultada e haveria mais agilidade nos pagamentos, além de custos menores. É o que afirma relatório lançado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   [12]   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   > »

«Voltar



Apoio: