Mercado » Dados e pesquisas

Índice Brasil de Cidades Digitais 2012
Cidades digitais evoluem em governo integrado e serviços eletrônicos

Os 10 municípios brasileiros mais avançados em digitalização tiveram uma pontuação 15% superior no Índice Brasil de Cidades Digitais 2012 (IBCD), comparado ao estudo do ano passado. Além disso, 30% das 100 cidades que participaram da pesquisa atingiram o “Nível 3 – Serviços Eletrônicos”, em uma escala de seis estágios definida na metodologia do CPqD.

 
Crescimento de 5% sobre o primeiro trimestre de 2011
Internet no Brasil supera a marca de 80 milhões de pessoas

O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012. O crescimento foi de 3% sobre os 79,9 milhões do trimestre anterior e de 5% sobre os 78,2 milhões do primeiro trimestre de 2011. O número de usuários ativos em casa ou no local de trabalho em abril de 2012 foi de 48,9 milhões.

 
Vantagens e críticas
Software livre chega a ser 275% mais barato que proprietário, diz estudo

De acordo com uma recente pesquisa feita em uma universidade do Rio Grande do Sul, a adoção de softwares livres pela administração pública se mostra mais vantajosa do que os programas proprietários mais comuns. Em termos econômicos, a diferença cresce ao longo do tempo e chega a 275% na comparação feita durante quatro anos. Mas o estudo também aponta problemas na adoção dessa modalidade de programa.

 
Análise de universidade alemã
Páginas de dados públicos carecem de usabilidade, diz estudo

Em 16 de maio, passou a vigorar no Brasil a Lei de Acesso a Informações Públicas. A regra, instituída em 2008 pelo governo federal, manda todos os órgãos públicos brasileiros disponibilizarem dados não confidenciais na internet “de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão”. Alguns órgãos já disponibilizam as informações em suas páginas, enquanto outros não, mas todos têm um desafio pela frente: tornar o acesso fácil, de forma que os cidadãos possam não só consultar o que desejam como manipular os dados para gerar conhecimento. A tarefa será árdua. Um recente estudo de pesquisadores da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, mostra que a maioria das páginas de órgãos governamentais mundo afora têm problemas de usabilidade no que se refere à oferta de dados. 

 
Conteúdo móvel
Para 56% dos brasileiros, acesso à Internet é por smartphones e tablets

O acesso à internet feito por smartphones e tablets é preferido por 56% dos brasileiros, enquanto 77% ainda ficam os desktops, segundo pesquisa do Interactive Advertising Bureau. As administrações públicas precisam levar isto em conta na hora de planejar seus projetos. Durante a 12ª Rio Wireless, nos dias 21 e 22 de maio, no Rio de Janeiro, um dos temas é o incremento da demanda por conteúdo móvel.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   [11]   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   > »

«Voltar



Apoio: