Mercado » Associações e entidades

PMITic
Plano orienta municípios quanto à adoção de tecnologias

Tornar os investimentos em tecnologias uma das prioridades para os gestores públicos é o objetivo do Conselho Nacional das Entidades de Provedores de Serviços de Internet com o Plano Municipal de Inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação. O documento é baseado em quatro eixos: gestão estratégica; governo eletrônico; inclusão digital; e fomento à ciência, tecnologia e inovação. 

 

Mobilidade democratiza banda larga, apesar dos gargalos

Em 18 meses, os acessos móveis à banda larga aumentaram 116% e chegaram a 82 milhões em agosto de 2012. Na área educacional, praticamente metade das escolas conta com acesso em banda larga, mas os computadores ainda estão segregados das atividades curriculares. Nos municípios médios e pequenos, a expansão da banda larga esbarra em dificuldades na instalação da infraestrutura. Esses são alguns dados apurados na composição do Índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD), publicado em novembro pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

 
ABDTIC
Arbitragem atenua impasses na execução de contratos

Os acordos arbitrados são um ótimo instrumento para discussões técnicas e financeiras, enquanto as questões sobre conceitos legais e contratuais dependem da decisão do Judiciário ou do regulador. Esta foi uma das conclusões gerais do painel “Poder judicante das Agências Reguladoras: limites e alternativas”, no XXVI Seminário Internacional da Associação Brasileira de Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações (ABDTIC), realizado no início de dezembro.

 
Obstáculos para a capilaridade
Antenas podem levar a lugar nenhum, diz provedor mineiro

A burocracia, o custo e outros obstáculos na utilização de postes, linhas de transmissão e trechos de estrada para a passagem de linhas de fibra óptica são o principal obstáculo para ampliar a capilaridade do acesso em banda larga, na avaliação de Manoel Santana Sobrinho, diretor da Via Real e presidente da Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramult). “Vamos ter antenas que não servem para nada se não chegarmos com fibra às estações (as antenas que distribuem o sinal de acesso em banda larga). Os enlaces por rádio não permitem mais do que 300 Mbps por estação. Como se fala em compartilhamento dessa estrutura, fica difícil imaginar dezenas de spots LTE oferecendo acesso em alta velocidade e tudo engargalando na saída ao backhaul”, diz Santana.

 
Seminário Internacional em dezembro
Os desafios da nova ABDTIC

A Associação Brasileira de Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações (ABDTIC) troca seu nome pela terceira vez em seus 26 anos de história. Segundo a presidente, Ana Luiza Valadares Ribeiro, este é o momento de reposicionar a entidade, aperfeiçoando também os métodos de interação entre os associados. Em dezembro, a ABDTIC realiza seu Seminário Internacional.

 
« <   1   2   3   [4]   5   6   7   8   9   10   11   12   > »

«Voltar



Apoio: