Especial VoIP

Voz sobre IP: uma revolução está a caminho
Uma tecnologia começa a tomar corpo nos desenhos das Cidades Digitais − a Voz sobre IP, ou VoIP, sigla para a expressão em inglês Voice over Internet Protocol (voz sobre protocolo internet, em português). Neste especial, o Guia das Cidades Digitais apresenta os benefícios, relata iniciativas de sucesso, desvenda o que é necessário em termos de equipamentos, softwares e provedores de serviços e conta um pouco da história da tecnologia, que data dos anos 70.

O Especial VoIP foi elaborado por Maria Eduarda Mattar, com colaboração de Marcelo Medeiros e edição de Bia Alvim.

O Especial VoIP é um oferecimento de:


Clique aqui para saber como a PHILIPS BUSINESS COMMUNICATIONS pode diminuir os custos de telefonia da sua empresa


Philips Business Communications
Case VoIP - Prefeitura São José dos Pinhais

Redução de custos é o principal atrativo

Custos telefônicos mais baixos têm feito da tecnologia VoIP a grande promessa para as comunicações através da internet. Estudo da consultoria mundial IDC estima que o uso de VoIP pelo cidadão comum vai movimentar mais de R$ 5 bilhões em 2012. Além dos baixos custos, a facilidade de implementação e a flexibilidade no oferecimento de serviços fazem da VoIP um grande aliado das administrações públicas.

 
Exemplos criativos do Sul ao Nordeste

A cearense Tauá, a paulista Tarumã, a mineira Juiz de Fora e a gaúcha Porto Alegre são alguns dos muitos exemplos de uso de telefonia VoIP na administração pública. Outras iniciativas estão em fase de planejamento, como as de Blumenau (SC) e Salvador (BA). As vantagens também são percebidas por órgãos federais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) utiliza a tecnologia desde fevereiro de 2002.

 

 
O papel dos provedores

Instalar uma rede VoIP tem mais nuances do que pode parecer. Várias questões precisam ser levadas em conta para balizar não só a escolha dos softwares e equipamentos a serem usados, mas principalmente a opção entre instalar a rede com recursos e equipe próprios ou contratar os serviços de um provedor VoIP. É necessário também observar os aspectos da regulamentação.

 
Como funciona na prática

VoIP funciona como uma rede de telefonia fixa. As ligações podem ser feitas via adaptadores de telefones analógicos (conhecidos como ATAs), telefone IP, de computador para computador e até por meio de aparelhos celulares mais sofisticados. O importante é dimensionar a rede de acordo com a demanda do município. Especialistas também advertem: para poupar recursos, é preciso pesquisar bastante.

 
O caminho até a popularização

As primeiras experiências de VoIP aconteceram no início da década de 70. Mas foi em 1995 que o uso de VoIP como se entende hoje começou a ficar mais concreto. No final da década de 90 e início dos anos 2000, a oferta de banda larga a preços mais razoáveis para o usuário final e a proliferação de programas de ligações telefônicas através da internet impulsionaram sua disseminação.

 
Benefício pode ir além da economia

Co-autora de estudo da consultoria IDC sobre VoIP e especialista no tema, a pesquisadora norte-americana Rebecca Swensen diz que praticamente não há informações e pesquisas sobre o uso da tecnologia na administração pública. Mas, para ela, há inúmeros e diferentes modos de as cidades tirarem proveito das comunicações IP, que vão muito além da simples redução de custo.

 
O uso em Cidades Digitais

Por Huber Bernal Filho e Eduardo Tude
Para que o investimento possa ser bem feito, é importante que a municipalidade entenda a sua necessidade de comunicações e implemente um projeto que considere tanto as principais rotas de interesse e uso de tráfego, como a banda necessária na rede corporativa municipal, para garantir um serviço de boa qualidade a custo competitivo.

 
Administração Digital - O futuro ao alcance do gestor público

A Philips é o integrador de soluções de acesso, voz, dados e monitoramento com capilaridade nacional que você procura, tendo quatro escritórios regionais e ampla rede de representantes.
Possui em seu quadro de funcionários especialistas com larga experiência, que poderão lhe dar o suporte necessário para seus novos empreendimentos, além de soluções financeiras customizadas que facilitem a realização do seu negócio.

 

«Voltar



Apoio: