Como construir uma Cidade Digital » Gestão

Votação até 19 de novembro
Rio recebe quase duas mil propostas de aplicativos em concurso

O concurso de aplicativos promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro para selecionar ideias que ajudem a melhorar o cotidiano de cidadãos, empresas e turistas recebeu 1.877 propostas, número considerado um sucesso pelos organizadores. O prazo de envio terminou em 8 de novembro. A escolha será feita por dez jurados e pelo público, que poderá votar até 19 de novembro.

 
Criatividade e segurança
PNBL deveria focar mais do que infraestrutura, diz educadora

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) finalmente começou a sair do papel. O foco do programa e da maioria das críticas a ele direcionado é a conexão. Muito se fala de custos e formas de acesso, mas pouco se discute sobre como a população recém-chegada à rede mundial de computadores a usará. Para a educadora Debora Sebriam, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, pela Universidade Poitiers (França) e pela Universidade de Educação a Distância da Espanha, a falta de uma vertente educativa é o grande problema. Nesta entrevista ao Guia das Cidades Digitais, Debora Sebriam explica seus argumentos e alerta para a necessidade de uma campanha pelo uso criativo e seguro da internet no país. 

 
Com fotografia e tudo
Paulistano pode acompanhar limpeza de bueiros pela internet

A prefeitura de São Paulo inovou nos serviços de governo eletrônico: agora, a população pode acompanhar pela internet os serviços de limpeza das bocas de lobo. Serão divulgadas no site da administração municipal as ordens de serviço de limpeza e conservação dos bueiros emitidas pelas 31 subprefeituras da cidade.

 

Como evitar os problemas mais comuns em um projeto de Cidade Digital

Na hora de estruturar um projeto de Cidade Digital, são inúmeras as dúvidas: como montar uma rede, a tecnologia a ser usada, fornecer – ou não - internet gratuita aos cidadãos, contratar consultores externos ou investir em equipe própria, requisitos técnicos e legais a serem seguidos, entre muitas outras. Em meio a tantas decisões, não raro prefeitos e gestores municipais cometem erros ou negligenciam questões importantes por falta de informação ou informação incompleta. Segundo especialistas, para evitar problemas que podem prejudicar um projeto, é necessário um planejamento cuidadoso, principalmente levando-se em conta o longo prazo. Eles também recomendam estar atento a questões que dizem respeito à regulamentação específica sobre o assunto.

 

Brasil precisa evoluir em participação cidadã

O Brasil ainda precisa evoluir bastante em projetos de participação cidadã por meio da internet para se igualar totalmente aos países mais avançados em práticas de governo eletrônico do mundo. A avaliação é de João Lima, coordenador do premiado projeto LexML, premiado na última edição do Congresso de Inovação na Gestão Pública (Conip). Ele vê com bons olhos, porém, o desenvolvimento de aplicações web na administração pública brasileira.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   8   [9]   10   11   12   13   14   15   > »

«Voltar



Apoio: