Como construir uma Cidade Digital » Gestão

Prestação de serviços
CPqD apresenta no CONIP 2012 o Portal da Transparência Inteligente

Mais do que um canal para o acesso da população a informações sobre a execução orçamentária e financeira da administração pública, os portais da transparência, que vêm sendo criados por prefeituras, estados e o governo federal, podem servir também como meio de comunicação e de prestação de serviços inteligentes aos cidadãos. É o que o CPqD quer mostrar no CONIP 2012, que será realizado em 21 e 22 de agosto.

 
Lições para uso das TICs
O que o Japão aprendeu para a administração pública após o terremoto de 2011

Em março de 2011, um forte terremoto, seguido por um tsunami, atingiu o leste do Japão, matando 15 mil pessoas e ferindo e desabrigando outros milhares. Recente estudo da Universidade de Keio diz que os gestores públicos japoneses falharam em elaborar planos antidesastre para lidar com o abalo na infraestrutura das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e usá-las nas ações de socorro. “Foi o maior desastre natural do Japão em mil anos e muitas políticas estão sendo revistas desde então, inclusive as relacionadas a gerenciamento de dados”, afirmou ao Guia das Cidades Digitais o pesquisador Mihoko Sakurai, um dos autores do estudo, feito com 13 prefeituras.

 
Em inglês e espanhol
OEA oferece cursos de governo eletrônico online

Estão abertas as inscrições para os cursos de governo eletrônico da Organização dos Estados Americanos (OEA). As aulas custam de US$ 125 a US$ 175 e são ministradas em espanhol e inglês via internet por especialistas da instituição internacional. Ao todo, 14 disciplinas estão abertas. A instituição oferece aulas online desde 2001 e já formou cerca de dez mil alunos na América Latina e no Caribe.

 
Segurança
Governo: crimes cibernéticos versus investimento em TI

Com o desenvolvimento da economia brasileira, tendem a crescer os ataques aos sistemas de empresas, instituições e órgãos públicos. Além disso, a projeção do país com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 só aumenta a preocupação com a segurança. Estes foram os fundamentos de debate realizado pela Decision Suport na última semana de março.

 
Em todos os municípios
Estado do Paraná implanta sistema de regulação da Saúde

A Secretaria de Saúde do Paraná lançou, em março, um projeto de implantação de sistema de regulação nos 33 municípios do Estado. O sistema irá abranger regulação de leitos, consultas e exames especializados; procedimentos de alto custo, medicamentos e órteses, próteses e materiais especiais; urgência e emergência; programação pactuada e integrada; e monitoramento e controle de ambulâncias.

 
« <   1   2   3   4   5   6   7   [8]   9   10   11   12   13   14   15   > »

«Voltar



Apoio: