Como construir uma Cidade Digital » Gestão

Incompatibilidade de aplicações
Tablets complicam gestão de informática nas escolas

Conforme um estudo realizado pela consultoria Harris Interactive, patrocinado pela Dell e pela Intel, a adoção de tablets nas escolas aumenta os custos e restringe a implementação de novas aplicações pedagógicas e administrativas. A amostragem da pesquisa foi de 203 escolas nos EUA, das quais 108 já incorporaram tablets em suas atividades. O principal problema, apontado por 57% dos entrevistados, é a incompatibilidade das aplicações já existentes, que rodam em desktops e notebooks, para as plataformas dos tablets. Em 41% dos casos, foi necessário investimento adicional em ferramentas só para gerenciar os novos dispositivos. 

 
Plano de Mobilidade Urbana
Obras que privilegiam carros não terão recursos federais

Em menos de dois anos, os municípios têm que apresentar seu Plano de Mobilidade Urbana, integrado ao plano diretor municipal, para receber recursos orçamentários. Os planos de mobilidade devem priorizar os deslocamentos não motorizados e o uso do transporte público, para garantir o direito da totalidade da população, mesmo que em detrimento dos privilégios dos veículos individuais. “O Governo não pode financiar projetos em desacordo à Política Nacional de Mobilidade Urbana. Se o prefeito for construir um viaduto só para automóveis, não vai receber recursos”, exemplifica Nazareno Affonso, urbanista, coordenador nacional do MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte Público) e diretor da ONG Ruaviva. Um ano após a publicação da Lei 12587, a Assembleia Legislativa de Minas prepara o evento “Mobilidade Urbana – Construindo Cidades inteligentes”, uma iniciativa voltada à preparação e articulação dos gestores municipais do estado.

 
Educação
MEC lança plataforma de gestão e serviço de informação para municípios

A partir deste mês, as secretarias municipais de Educação passam a contar com o Conviva Educação, um conjunto de aplicações de apoio à gestão orçamentária, administração de demandas escolares, e interação entre municípios e demais instâncias. Durante o Encontro de Prefeitos, na semana passada, o ministro Aloizio Mercadante também lançou o Sistema de Informações do FNDE, voltado à transparência das ações federais.

 
Veja, clique, conserte
Empresa ajuda cidadãos a apontar [e resolver] problemas de suas cidades

Incomodado com a demora na prestação de um serviço público, o programador Ben Berkowitz, de New Haven, no estado norte-americano de Connecticut, desenvolveu com amigos um site por meio do qual as pessoas podem fotografar problemas de suas cidades e enviar alertas à prefeitura e a veículos de comunicação para cobrar solução. Com o nome de SeeClickFix (veja, clique, conserte, em tradução livre), o projeto cresceu e se transformou em um popular aplicativo para celular, que, com o site, também estimula as pessoas a tirar a mão do teclado e resolver elas mesmas problemas de suas comunidades. Hoje está em cerca de 80 prefeituras e administrações de condados dos EUA, além de algumas cidades do Canadá e da Austrália e campi universitários. 

 
Acompanhamento pelos cidadãos
Boston (EUA) lança aplicativo de controle de políticas públicas

Em Boston, uma das principais cidades dos Estados Unidos, um aplicativo para celular e um site estão ajudando a população a acompanhar o trabalho da prefeitura. O programa Boston About Results (Boston sobre resultados, numa tradução literal) disponibiliza em diferentes canais de comunicação, desde o início de dezembro, dados coletados por agentes do poder municipal. A iniciativa permite aos moradores da cidade acompanhar o andamento de obras e políticas e demandar ações em sua vizinhança por meio da internet. O site e o aplicativo Citizen Insight apontam diversos números da prefeitura, apresentados em forma de gráficos temporais. A base de dados de cada ação varia. Algumas possuem informações desde 2009, outras, de 2011. Todas as visualizações, no entanto, mostram a meta apresentada pelo poder municipal e seu desempenho. 

 
« <   1   2   3   4   5   [6]   7   8   9   10   11   12   13   14   15   > »

«Voltar



Apoio: