Como construir uma Cidade Digital » Gestão

Padrão da Anvisa
Código de barras pode facilitar gestão interna de medicamentos

A definição, pela Anvisa, do padrão de código de barras bidimensional aplicado no Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, obrigatório para toda a indústria nos próximos anos, já deve começar a ser observada no desenvolvimento de sistema e processos de gestão de serviços hospitalares. O padrão facilita a construção de soluções tecnológicas e processos para combate a desvios e mau uso dos recursos farmacêuticos.

 
Instituto Igarapé
Tecnologia contra a violência na América Latina

A América Latina é uma região de altos índices de violência. As causas são várias e difíceis de serem combatidas. Ao mesmo tempo, é uma das áreas do mundo em desenvolvimento com mais altos indicadores de conexão à internet e de uso de aplicações da rede mundial de computadores. Estas duas características chamaram a atenção de Robert Muggah e Gustavo Diniz, pesquisadores do Instituto Igarapé, centro de estudos da segurança e do desenvolvimento latino-americanos. Os dois escreveram o documento “Prevenindo a violência na América Latina por meio de novas tecnologias”, no qual buscam identificar formas pelas quais as tecnologias da informação e da comunicação podem ajudar a combater tráfico de drogas, abusos policiais, conflitos domésticos e outros problemas relacionados à segurança pública. Nesta entrevista ao Guia das Cidades Digitais, Muggah, coordenador do Programa de Prevenção e Redução da Violência do Instituto Igarapé, e Diniz, pesquisador associado, resumem a pesquisa e mostram até que ponto as TICs podem ser úteis para mudar a forma de policiamento no Brasil e na América Latina, apontando casos bem-sucedidos.

 
Mercado de trabalho
Emprega Piraí estrutura telecentros e oferece cursos profissionalizantes

Em Piraí, no sul fluminense, a administração pública decidiu otimizar os serviços disponíveis nos telecentros municipais. Esses espaços, equipados pelo Ministério das Comunicações, receberam infraestrutura e atividades voltadas para preparar os cidadãos para o mercado de trabalho. Implementado em setembro deste ano, o Emprega Piraí oferece cursos de qualificação profissional.

 
Planejamento
Tecnologia e sustentabilidade são vitais para criar cidades inteligentes

Especialistas estimam que 5 bilhões de pessoas estarão concentradas nas áreas urbanas do planeta até o ano de 2020. Para conseguir acomodar uma quantidade tão grande de habitantes nas principais cidades, é preciso planejamento e colocar em prática projetos para torná-las mais eficientes e organizadas. Nesse processo, a tecnologia e a busca pela sustentabilidade têm papéis fundamentais.

 
Prêmio e-Gov
Sistema adotado pelo Detran-ES simplifica gestão de contratos

O Sistema de Registro de Contratos de Financiamentos de Veículos desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) para o Detran-ES foi um dos projetos vencedores da 12ª edição do Prêmio e-Gov, uma iniciativa da Abep. A solução foi implementada no primeiro semestre de 2012 para atender à determinação do Contran.

 
« <   1   2   3   [4]   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   > »

«Voltar



Apoio: