Como construir uma Cidade Digital » Gestão

Dezenove produtos
Celepar lança loja virtual para atender prefeituras

Em parceria com a Secretaria para Assuntos Estratégicos, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná lançou a Loja da Celepar, portal que apresenta soluções de TIC às prefeituras paranaenses, com base em políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado. Na versão inicial, a loja oferece 19 produtos em diversas áreas de governo, como saúde, administração, transporte, educação e gestão.

 
Urbanista propõe mais debates públicos sobre o uso das tecnologias
Crise financeira ajuda cidades inteligentes, diz pesquisador

As cidades têm inteligências escondidas em suas periferias, que deveriam ser melhor exploradas pelo poder público. Além disso, é preciso mais atenção com o conceito de cidade inteligente, pois, em muitos casos, não passa de jogada de marketing de grandes empresas em busca de lucro e não da melhor solução para os problemas urbanos das grandes metrópoles. Estes são alguns pontos defendidos pelo urbanista italiano Alberto Vanolo. Professor do Departamento de Cultura, Política e Sociedade da Universidade de Turim, na Itália, ele se considera um crítico do conceito de cidade inteligente. Nesta entrevista ao Guia das Cidades Digitais, o pesquisador afirma que a crise financeira que afeta boa parte do mundo desde 2008 teve efeito inverso do imaginado na tendência de construir smart cities. Em vez de os negócios escassearem pela falta de recursos, se multiplicaram, pois prefeituras, sem dinheiro para investir, buscaram parceiros privados. O professor propõe mais debates públicos sobre o uso das novidades tecnológicas no dia a dia das metrópoles.

 
ArenaNet / NET Mundial
Participação autônoma inova arranjos democráticos

A relevância que indivíduos e grupos, dissociados de instituições políticas tradicionais, ganham na Internet foi o eixo da discussão no painel “Uma nova democracia na sociedade em rede”, na ArenaNet /NET Mundial. “Esses movimentos não encontram em qualquer outra instituição espaço para atuar; precisam criar um novo processo democrático no qual possam agir”, disse o sociólogo Manuel Castells na abertura do debate.

 
Arena NET mundial Participa.br
Velocidade, preço e serviços são prioridades para internautas

A qualidade dos serviços e as práticas das operadoras e provedores são as preocupações da maioria dos internautas que fizeram suas contribuições à Arena Net, uma consulta pública aberta pela Secretaria-Geral da Presidência da República, para compor uma Carta Proposta aos coordenadores e participantes do Arena NET mundial Participa.br. A neutralidade da rede também aparece em várias manifestações, abordada tanto como princípio quanto como direito do consumidor. A coleta de contribuições fica aberta até o 17 de abril. Os autores das 15 ideias mais priorizadas poderão participar do grupo brasileiro no NET Mundial e debater suas sugestões com especialistas internacionais. O Arena NET mundial Participa.br acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo, e é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

 
Projetos estratégicos
Cidades digitais são política social, diz pesquisador

Especialista em cidades digitais, com anos de pesquisa sobre o tema, incluindo um pós-doutorado na Universidade de DePaul, em Chicago (EUA), Denis Alcides Rezende tem um olhar claro sobre este tipo de iniciativa. Para ele, os projetos de “digitalização” dos municípios devem ser pensados de forma estratégica, com planejamento e participação do setor privado, da sociedade civil organizada e dos cidadãos. “É um projeto com base nas estratégias da cidade”, afirma. Em entrevista ao Guia das Cidades Digitais, Rezende, que participará da Rio Wireless/ Rio Smart Cities, marcada para  12 e 13 de maio, no Rio de Janeiro, fala sobre os conceitos que cercam as cidades digitais e as formas de implementá-los.

 
« <   1   2   [3]   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   > »

«Voltar



Apoio: