Como construir uma Cidade Digital » Gestão

Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras
Atlas mapeia desigualdades em regiões metropolitanas

Resultado de uma colaboração entre Ipea, PNUD e Fundação João Pinheiro, foi disponibilizado recentemente o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, uma publicação, de 126 páginas, que reúne indicadores de renda, longevidade e educação das 16 Regiões Metropolitanas. O estudo dimensiona e compara cronologicamente a qualidade de vida nas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs), conceito similar ao de “bairro”. A pesquisa constata disparidades de renda de até 3.500% no mesmo município, além de outros mapeamentos intra-regionais.

 
Urbem
Portal inclui sistema para gestão integrada de municípios

A partir deste mês, o Urbem, um pacote de soluções em gestão pública desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios, integra o Portal de Software Público Brasileiro. O sistema facilita a conformidade à Lei da Transparência 131/2009 e permite a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 
Treinamentos e palestras
Organização defende princípios de governança pública

Formado por especialistas em administração pública em fevereiro de 2014, o Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP) realiza treinamentos e profere palestras direcionadas à melhoria da gestão nos órgãos governamentais. Por trás dessas atividades, estão dez princípios que, segundo os dirigentes da empresa, deveriam estar sempre presentes nos diferentes níveis de governo.

 

Universidade de Columbia oferece pós-graduação em gestão pública para brasileiros

A Universidade de Columbia, dos EUA, está oferecendo para brasileiros um curso de mestrado executivo em gestão pública. A primeira turma começará em 2015 e terá aulas ao longo de 18 meses, tanto de forma online como presencial, no campus da instituição, em Nova Iorque, e em sua representação, no Rio de Janeiro. O custo da pós-graduação é de US$ 68 mil. O valor inclui passagem para os EUA e estadia durante dois meses na universidade. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 30 de novembro, pela internet, no site da universidade. Os 30 selecionados serão divulgados em 15 de dezembro. Haverá bolsas de estudos, mas a quantidade e os critérios de seleção não foram divulgados.

 

Interconexões regionais alavancam resultados de cidades digitais

O engajamento de cidadãos e organizações, assim como arranjos colaborativos entre municípios, estão entre os principais desafios para obter o melhor retorno dos investimentos tecnológicos nos municípios. Esse é um dos eixos da palestra “O futuro das cidades digitais: inteligência, segurança e serviços”, que Alexandre Navakoski, vice-presidente de desenvolvimentos de soluções da Seal Telecom, apresenta no Futurecom 2014.

 
« <   1   [2]   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   > »

«Voltar



Apoio: