Como construir uma Cidade Digital » Gestão


Cidades sustentáveis: O Brasil precisa olhar o futuro e definir seu papel

Usar a infraestrutura de comunicações para tornar a vida nas grandes cidades -onde há uma aglomeração de brasileiros - é o desafio que se impõe ao Brasil, observou Bruno Ramos, diretor regional das Américas da União Internacional de Telecomunicações, ao participar da 15ª Rio Wireless, realizada nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro.


 
GovLab Academy
Centros de estudos norte-americano oferece cursos grátis de governo e tecnologia

A GovLab Academy, centro de pesquisa da Universidade de Nova York voltado para o desenvolvimento de projetos de fortalecimento da cidadania e do serviço público, está oferecendo cursos gratuitos sobre o uso de ferramentas online para melhorar a governança de entidades governamentais e fomentar iniciativas de engajamento de cidadãos. As aulas podem ser acompanhadas via internet.

 
Água e energia
Crise hídrica e alta de tarifas alavancam projetos de gestão racional

Análises técnicas das contas das concessionárias; adoção de práticas eficientes; e, em um estágio mais maduro, instalação de medidores para gerenciamento em tempo real. Esses são os eixos da solução CPqD Gestão de Gastos de Energia Elétrica e Água, adotada em organizações com unidades distribuídas, como campus industrial, redes de varejo ou bancos.

Há uma redução média de 5% nas despesas apenas com o mapeamento preciso do consumo.

 
Aplicativos para amenizar o problema
Como a tecnologia pode ajudar a aliviar a seca

Primeiro foi São Paulo. Agora, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em breve, é possível que outros estados assumam que há problemas no abastecimento de água, dada a falta de chuvas no sul e no sudeste do país. Diante de ameaças de racionamento, a tecnologia pode ajudar a amenizar o sofrimento de cidadãos, empresas e governantes. Exemplos não faltam mundo afora. No mercado mundial já existem alguns aplicativos disponíveis. No Brasil, ainda são poucas as iniciativas. Porém, de nada adiantam aplicativos, se cada um não fizer a sua parte.

 
Estudos sobre o tema
OEA oferece bolsas em governo aberto

A Organização dos Estados Americanos (OEA) lançou recentemente chamada para pessoas interessadas em estudar o uso de governo aberto. Serão distribuídas 21 bolsas de estudos para um curso online, com reuniões presenciais nos EUA e no México. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro no site da entidade. Para se candidatar, é necessário ter de 25 a 40 anos, perfil de liderança e ser cidadão de algum estado-membro da OEA, como o Brasil.

 
[1]   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   > »

«Voltar



Apoio: