Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso » Rede integra serviços de segurança, saúde, trânsito e defesa civil

Rede integra serviços de segurança, saúde, trânsito e defesa civil

Uma rede de 400 câmeras da prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) tem dado base a programas de segurança nas escolas, otimização de atendimento médico, de gestão do trânsito e defesa civil. Os dispositivos, instalados sobre a infraestrutura óptica da administração municipal, conectam-se ao Centro Integrado de Monitoramento (CIM), que reúne os diversos prestadores de serviços essenciais e tem ainda a localização por GPS dos veículos da prefeitura.

Benedito Domingos Mariano, secretário de segurança pública de São Bernardo do Campo, foi um dos palestrantes da série de painéis “Smart Cities no Mundo” no Rio Smart Cities.

O projeto da rede de monitoramento por câmeras teve investimento municipal de cerca de R$ 21,5 milhões. Essa rede aproveita o investimento anterior em infraestrutura própria de fibras. A Central de Videomonitoramento que existia na base foi reestruturada. Hoje conta com 28 estações de trabalho e capacidade de armazenamento de imagens por até 15 dias. Foi ainda implementado um software de análise automática de imagens.

Todas as escolas da rede municipal estão cobertas pelas câmeras de segurança, e 100 estão nas unidades da educação. As outras 300, espalhadas pela cidade, são móveis, operam com raio de 360 graus e alcance de até um quilômetro.

O CIM reúne no mesmo local Guarda Civil Municipal, Trânsito, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Defesa Civil. Entre os recursos para os gestores, o sistema do CIM permite a visualização em tempo real dos veículos em operação pela cidade. Cada unidade da GCM, Trânsito, Defesa Civil e SAMU pode ser localizada pelo GPS nas estações de trabalho.

Data: 16 de maio de 2014
Autor: Vanderlei Campos, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Bernardo do Campo

«Voltar



Apoio: