Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos » Programa do MiniCom viabiliza rede de fibra óptica de Socorro

Programa do MiniCom viabiliza rede de fibra óptica de Socorro

Uma das selecionadas pelo Programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações, a paulista Socorro conta com cerca de 39 mil habitantes e 449 quilômetros quadrados. Localizado a 135 quilômetros da capital do estado, o município, uma das estâncias hidrominerais de São Paulo, tem sua economia baseada em três atividades principais: agropecuária, turismo e malharia. A seleção pelo programa do MiniCom vem permitindo a Socorro dar um passo para sua modernização, ao implantar uma rede municipal de fibra óptica.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da prefeitura, toda a infraestrutura do projeto está instalada. Atualmente, a administração aguarda a fase de homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto envolveu a implantação de anel de 16 quilômetros de fibra óptica, link de internet de 30 Mbps, servidores, switches e demais equipamentos para funcionamento da rede. No total, entre infraestrutura e mão de obra, a prefeitura de Socorro investiu cerca de R$ 1 milhão nessa iniciativa.

A gestão pública tem grandes apostas para o projeto de Cidade Digital. O governo municipal acredita ser possível beneficiar tanto a administração quanto a população local. Segundo a Assessoria de Comunicação e Tecnologia, a proposta é modernizar a gestão dos processos, proporcionando mais segurança e agilidade no atendimento aos munícipes.

Futuramente, a administração definirá quais serão os próximos investimentos em novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Contudo, de acordo com a Assessoria de Comunicação e Tecnologia, já é possível afirmar que esse é um dos focos dos gestores municipais.

“Continuaremos investindo em tecnologia, instalação de telecentros comunitários, lousas digitais nas escolas municipais, ampliação da rede do Cidades Digitais e pontos públicos de acesso gratuito à internet, entre outras ações”, destaca a área.

Data: 18 de maio de 2015
Autor: Gabriela Bittencourt

«Voltar



Apoio: