Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso » Porto Alegre aposta nas redes sociais e aplicativos móveis

Porto Alegre aposta nas redes sociais e aplicativos móveis

A difusão das novas tecnologias da informação e da comunicação impõe um novo contexto para a gestão pública, no que se refere à pressão por resultados, agilidade e eficácia dos serviços públicos. Na capital gaúcha, para promover o engajamento dos cidadãos, atender suas exigências por melhor desempenho das áreas de governo e tornar a cidade mais colaborativa e inteligente, foi criado um núcleo de comunicação online da Prefeitura de Porto Alegre, o #POADigital.

Vinculado ao gabinete do prefeito e atuando horizontalmente com a área de Comunicação Social da administração municipal e transversalmente com os demais órgãos, o #POADigital tem a missão de buscar soluções eficazes de gestão e interação com a comunidade. O núcleo conta com as novas tecnologias para promover a integração de dados, a antecipação de problemas e o desenvolvimento de ações coordenadas, começando pela presença nas mídias sociais.

“É por meio desses canais que a população interage de forma direta com as diversas interfaces do projeto”, afirma Thiago Ribeiro, coordenador do #POADigital. A área também atua em parceria com outros agentes com foco na entrega de serviços digitais, disponibilização de dados públicos e fomento ao desenvolvimento de soluções, como aplicativos, e novos negócios.

“Somados à presença nas mídias sociais, temos ainda o #DataPOA, plataforma que fornece o acesso a dados públicos, o CurtindoPOA, nossa agenda colaborativa da cidade, e o PoAapp, aplicativo oficial com guia da cidade, disponível para smartphones com sistemas iOS e Android”, informa.

Resultados

O lançamento do #POAdigital aconteceu em novembro de 2013, mesmo ano de criação do #Datapoa, portal de dados abertos de Porto Alegre. Além de sua ampla presença nas redes sociais, desde então, o núcleo contabiliza diversos resultados.  O catálogo de aplicativos do #POADigital, por exemplo, reúne 15 apps. Um deles é o LimPOA. Voltado para divulgar pontos de coleta seletiva, postos de entrega de óleo de fritura, lixeiras e containers, está entre as 20 melhores aplicações para cidades do País, conforme a revista Info, da Editora Abril.

Outro resultado é a marca de 6 mil downloads do #POAApp. “Em junho, durante a Copa do Mundo no Brasil, o aplicativo figurou entre os mais baixados na região de Porto Alegre e foi um dos destaques da área de Turismo da Apple Store. A taxa de retenção chegou a mais de 50%, índice considerado alto e que significa que quem fez o download continua usando o app como fonte de informação”, analisa Ribeiro.

Planejamento e expectativas

Entre a elaboração e a implantação do núcleo, foram necessários 12 meses. Durante o planejamento, os responsáveis buscaram inspiração em iniciativas de outras cidades do mundo, como o projeto NYC Digital, da cidade Nova Iorque, além das ações de sucesso da região do Vale do Silício, na Califórnia. “Nosso foco agora é qualificar nossa atuação, consolidar os principais projetos e buscar iniciativas inovadoras que beneficiem, sobretudo, os moradores da capital gaúcha”, afirma o coordenador do #POADigital.

Para tanto, uma das medidas do núcleo é acompanhar as impressões dos munícipes sobre o projeto nas redes sociais. “É por meio dessas mídias que a população interage de forma direta com as nossas diversas interfaces num processo contínuo de diálogo. Além disso, ao longo desses meses constituímos uma sólida rede física que nos permite qualificada interação com os segmentos que atendemos, seja por meio digital ou de nossa participação em eventos”, pondera.

Ribeiro comenta que, desde a sua implantação, o #POADigital tem o objetivo de tornar-se uma política pública permanente da cidade, sendo independente de governo ou gestão. Para ele, todo esse movimento constitui um marco para Porto Alegre, uma vez que contribui para a cidade ser cada vez mais conectada, inteligente e transparente.

“Temos alcançado um importante destaque na imprensa como fonte de pautas e concorremos a uma série de distinções nacionais e internacionais. Acredito que estamos no caminho certo e começando a colher resultados importantes que já são motivo de muito orgulho para nós”, conclui.

Data: 22 de outubro de 2014
Autor: Gabriela Bittencourt

«Voltar



Apoio: