Por que ser uma Cidade Digital » Experiências de sucesso » Pedreira quer cobrir todo o território com acesso em banda larga

Pedreira quer cobrir todo o território com acesso em banda larga

Interligar os prédios públicos em rede e disponibilizar acesso gratuito à internet à população. Estes eram os objetivos da Prefeitura de Pedreira, município paulista com cerca de 45 mil habitantes e 109 quilômetros quadrados, quando decidiu criar uma infovia municipal. Hoje são 33 quilômetros de fibra óptica e 42 estações de distribuição por radiofrequência, cobrindo aproximadamente 80% da área urbana e permitindo à administração pública alcançar os resultados esperados.

Segundo Claudinei D. Gobbis, diretor de TI da prefeitura, a Infovia Municipal de Pedreira favorece a implantação de Tecnologias da Informação e da Comunicação para modernizar a gestão pública. “Todos os prédios da prefeitura estão interligados por meio de rede única e implantamos acesso remoto e gerenciamento de sistemas”, enumera, acrescentando que a infovia proporciona ainda a redução dos custos com valores pagos para conexão da administração municipal à internet.

A Infovia Municipal de Pedreira também beneficia a população, que pode contar com internet grátis nas residências e em praças, além de agilidade em serviços públicos. “Atendemos hoje cerca de 4,2 mil famílias, aproximadamente 15 mil pessoas, com a distribuição gratuita de conexão de 1 Mbps. Também contamos com telecentro para acesso à internet e cursos de informática”, informa.  A infovia beneficia ainda cerca de 100 pequenos comércios cadastrados que também contam com internet gratuita.

Foram necessários cerca de dois anos desde o início dos estudos de viabilidade até a conclusão da primeira etapa, implantada na área urbana, em 2008. Ao todo, foram empregados cerca de R$ 8 milhões para o projeto. Além da estrutura de fibra óptica e estações radiobase, a Prefeitura de Pedreira investiu ainda em data center e link de internet. “Em 2013 as estações foram melhoradas”, comenta Gobbis.

Segundo o diretor de TI do município, a administração segue investindo na infraestrutura e na expansão do projeto. Em 2014, a administração municipal espera investir mais R$ 2 milhões, aproximadamente, na infovia. Um dos objetivos da prefeitura é cobrir 100% do município. Para tanto, em 2013 foi iniciado o projeto Internet Rural. A prefeitura espera que o acesso à banda larga facilite o trabalho de cooperativas rurais e permita implantar um programa de educação digital para jovens e adultos dessas comunidades.

Os planos da prefeitura também incluem a área urbana. “Mais seis praças contarão com internet ainda em 2014. Também investiremos em videomonitoramento, dois telecentros comunitários, aumento da banda disponibilizada, sistema de gestão integrado e serviços públicos on-line, como emissão de certidões e ISS, para toda a população”, conclui.

Data: 13 de junho de 2014
Autor: Gabriela Bittencourt

«Voltar



Apoio: