Como construir uma Cidade Digital » Gestão » OEA oferece bolsas em governo aberto

OEA oferece bolsas em governo aberto

Organização dos Estados Americanos quer incentivar a prática na região fomentando estudos sobre o tema

A Organização dos Estados Americanos (OEA) lançou recentemente chamada para pessoas interessadas em estudar o uso de governo aberto. Serão distribuídas 21 bolsas de estudos para um curso online, com reuniões presenciais nos EUA e no México. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro no site da entidade.

A OEA entende “governo aberto” como políticas públicas e práticas administrativas baseadas em transparência, acesso a informações e uso de tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

Para se candidatar, é necessário ter de 25 a 40 anos, perfil de liderança e ser cidadão de algum estado-membro da OEA (como o Brasil). Além disso, é preciso ser fluente em espanhol, uma vez que as aulas serão ministradas no idioma, e ter experiência profissional em práticas de governo aberto, seja na administração pública, seja no setor privado ou em organizações da sociedade civil.

O curso será ministrado pela internet de março a outubro de 2015, com encontros presenciais nos EUA e no México. Os selecionados participarão de oficinas e seminários sobre governo aberto, que incluem participação de cidadãos, desenvolvimento de sistemas de dados abertos e de aplicativos.

Para se inscrever, o candidato precisa escrever um texto que responda como introduziu uma ideia em sua organização, apontar desafios que seu país enfrenta e como o governo aberto pode ajudar a superá-los e descrever um projeto no qual esteja envolvido.

Fonte: OEA
Data: 14 de janeiro de 2015

«Voltar



Apoio: