Por que ser uma Cidade Digital » Novos projetos » Internet para Todos começa a conectar gestão municipal e população

Internet para Todos começa a conectar gestão municipal e população

Quando elaborou o Internet para Todos, a prefeitura de Cariacica, município localizado na região metropolitana de Vitória (RS), esperava prover sinal de Wi-Fi em unidades de saúde, prédios públicos e praças, beneficiando órgãos do governo e população. Desde janeiro deste ano, essa proposta começa a se tornar realidade na cidade, que conta com 280 quilômetros quadrados e cerca de 379 mil habitantes. Naquele mês, a primeira fase do projeto foi concluída, levando conexão para o Palácio Municipal, sede da administração pública, e a unidade de pronto atendimento local.

Nas próximas etapas, previstas para serem concluídas em abril e agosto de 2015, o Internet para Todos conectará secretaria e unidades da Saúde e prédios públicos. A expectativa da prefeitura é aproximar administração municipal e cidadãos, favorecer o acesso dos cariaciquenses e servidores à informação e proporcionar economia de recursos públicos. De acordo com Michel Silva, subsecretário municipal de Tecnologia da Informação, Cariacica já experimenta resultados do Internet para Todos.

“Hoje, todos os servidores que trabalham no Palácio Municipal e no pronto atendimento de Alto Lage, aproximadamente 400 profissionais, usufruem desse benefício, além das cerca de 1 mil pessoas que passam por esses locais diariamente. Com a conclusão da segunda e da terceira etapas, esperamos alcançar cerca de 200 mil pessoas, algo em torno de 60% da população do município”, calcula Silva.

Investimento

A prefeitura dedicou seis meses ao planejamento do projeto. Nessa fase, optou por criar uma rede única de dados. Para os locais em que será oferecido sinal Wi-Fi, adquiriu roteadores e switches de última geração.  Também foi feito investimento em firewall para controle de conteúdo da internet no data center e em dois links de 100 Mbps.

Segundo Silva, para implantar o Internet para Todos, a prefeitura recebeu cerca de R$ 1,9 milhão em recursos do fundo das cidades do Governo Estadual, além de aproximadamente R$ 1,5 milhão contratado ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) por meio da linha de crédito Proinvest Capixaba. Cariacica, um dos municípios selecionados por projeto do Estado que prevê a implantação de rede de fibra óptica na região metropolitana de Vitória, aguarda ainda a instalação dessa infraestrutura.

“Nossa expectativa é muito grande. Se tivermos a rede de dados do Estado, poderemos expandir ainda mais nosso projeto e alcançar 90% da população com acesso gratuito à internet”, afirma Silva.

Futuro da cidade

Com a rede de dados inteligente e de alta performance, a administração municipal pretende seguir informatizando a gestão pública e disponibilizando serviços à população. Dentre os planos, estão a informatização de toda a rede de saúde e de ensino, possibilitando acesso de pais, alunos e professores às informações, e a criação da TV Cariacica; do Fone Fácil, que por meio de telefonia por IP estabelecerá canal entre prefeitura e população; e da rádio Cariacica.

“A população poderá contar com serviços on-line oferecidos pela prefeitura e que estão disponíveis no site e por meio do nosso aplicativo para dispositivos móveis, o Portal Cariacica, primeiro lançado no estado”, completa o subsecretário de TI.


Data: 09 de março de 2015
Autor: Gabriela Bittencourt

«Voltar



Apoio: