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Gestão de empresas de saneamento é foco da Procenge

Especializada em soluções para atender prefeituras e governos estaduais, a Procenge, com escritórios no Recife (PE) e em São Paulo (SP), tem na área de saneamento o principal foco de atuação. A empresa também conta com produtos e serviços voltados para os setores de gás e administração, há 40 anos.

O objetivo da Procenge é responder às demandas das empresas de saneamento por modernização de seus serviços, que vão desde a melhoria da interação com os usuários a controle financeiro e de arrecadação e inteligência de negócios. “Cada vez mais, essas companhias buscam proporcionar maior qualidade no atendimento e reduzir custos, para que esse capital seja utilizado como investimento para mais melhorias”, observa José Claudio Oliveira, diretor de Relações Institucionais da Procenge.

Oliveira comenta que as soluções beneficiam os dois lados. Enquanto as empresas contam com as soluções capazes de melhorar a gestão, os usuários da rede dispõem de melhores serviços. “Ao se tornarem mais eficientes, as empresas de saneamento geram impactos diretos na saúde da população e na racionalização da água”, pondera. “Além da melhoria da gestão, buscamos ainda contribuir com preservação dos recursos naturais, cumprindo com nossa responsabilidade ambiental”, acrescenta. 

Entre as soluções da Procenge, ele destaca:

  • AcquaGIS: Disponibiliza mapas digitais georreferenciados para a central das companhias, permitindo a marcação exata dos locais das ocorrências e evitando a duplicidade no registro e no atendimento aos chamados. Além disso, a solução favorece a manutenção, ao reunir todas as informações sobre a rede de água e esgoto;
  • Gestão de leitura: Oferece mais rapidez e transparência nas conferências dos medidores de água, além da possibilidade de impressão de segunda via de conta e aviso de débito pelo profissional que realiza a leitura. Já o consumidor pode acompanhar o histórico de leituras on-line;
  • Telemetria: Permite o controle do uso de água de grandes consumidores, como indústrias, shoppings etc. Além disso, inclui o acompanhamento on-line do consumo e a configuração de alarmes de controle de gastos, evitando perdas e vazamentos;
  • ERP Pirâmide: Integra todas as áreas das companhias de saneamento, como financeiro e compras,  além dos demais sistemas eletrônicos utilizados pela empresa. Seu objetivo é garantir todos os recursos necessários para a segurança dos dados e processos;
  • MobiServices: Plataforma para automação das atividades de campo com o apoio de tablets e smartphones, permite enviar ordens de serviços para equipes que trabalham nas ruas e coletar e registrar dados sobre os atendimentos e o cliente, incluindo imagens das ocorrências;
  • Serviço de recuperação de perdas: Por meio do processamento e análise de imagens de satélite, garante a identificação de ligações clandestinas e problemas nos cadastros de perfil de consumidor, evitando perdas no faturamento.

O diretor de Relações Institucionais destaca que a infraestrutura necessária para a implantação das soluções da empresa, assim como o custo de implantação, varia de acordo com a abrangência das demandas do cliente e do projeto para atendê-las. “A infraestrutura pode ser baseada em cloud computing ou instalada na própria empresa de saneamento. Além disso, pode demandar a compra de equipamentos como impressoras portáteis e tablets, entre outros”, exemplifica.

Oliveira comenta que a implantação de um sistema de controle de faturamento em uma empresa de saneamento de um município pequeno requer investimento médio de R$ 400 mil. “Já para um projeto mais abrangente, com a suíte completa de nossas soluções em uma empresa de grande porte, o valor da implantação é de R$ 1,8 milhão, aproximadamente”, conclui.

Para mais informações, acesse o site da Procenge.

Data: 01 de novembro de 2013
Autor: Gabriela Bittencourt

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