Roteiro de compras » Aplicações » Empresa demonstra recarga de bilhete de transporte por celular

Empresa demonstra recarga de bilhete de transporte por celular

Utilizar celulares com NFC (Near Field Communication, ou leitura por aproximação) para o acréscimo de crédito em cartões de transporte. Esta foi a novidade apresentada pela Rede Ponto Certo, que opera a emissão e recarga do Bilhete Único, na Card Payment & Identification 2014, que ocorreu semana passada em São Paulo. Além das novas facilidades para os bilhetes municipais, a empresa também demonstrou um sistema que monitora o fluxo de passageiros do Programa Roda SP, da Secretaria Estadual de Turismo.

O sistema de recarga por celular, ainda em teste, exige que os aparelhos contem com interface NFC. A ideia é que o usuário, com um aplicativo embarcado no dispositivo móvel, defina o valor do crédito, aproxime o cartão do celular e faça a recarga.

Outra inovação é a loja virtual, com implementação prevista para este ano. Conforme informações da Ponto Certo, o passageiro faz a compra de créditos online e, depois de confirmado o pagamento, atualiza o bilhete em qualquer terminal de recarga.

Durante o evento, a Rede Ponto Certo demonstrou também um sistema para monitorar fluxo de passageiros do Programa Roda SP, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A nova ferramenta controla a entrada e o deslocamento de passageiros nos ônibus do projeto turístico, por meio do aplicativo Roda SP, que faz as funções de validador de passagens e GPS. 

Por meio de um celular, com tecnologia NFC, o guia que recebe as passagens (cartões com antena também criados pela Rede Ponto Certo) encosta o ingresso atrás do celular e valida o cartão para uso no trajeto por 24 horas. O sistema permite verificar em que pontos os ônibus estão parados e quanto tempo os turistas visitaram determinado ponto turístico.

Data: 11 de abril de 2014
Autor: Vanderlei Campos

«Voltar



Apoio: