Roteiro de compras » Aplicações » Educação pública é um dos focos da Huawei no Brasil

Educação pública é um dos focos da Huawei no Brasil

Oferecer soluções verticalizadas para atender às demandas de áreas como Educação, Saúde e Segurança Pública. Esta é a proposta da Huawei Enterprise no relacionamento com os diferentes níveis de governo no Brasil. Em seu portfólio, a empresa conta com tecnologias como plataformas de vídeo, vigilância inteligente, telepresença e videoconferência, além de sistemas de comunicação unificada e colaboração, e oferece ainda a infraestrutura necessária aos projetos, como roteadores, switches e pontos de acesso.

Para o segmento governo, o diretor de Enterprise da Huawei no Brasil, Francisco Menezes, destaca as soluções voltadas para aprimorar a educação pública. É o caso da plataforma de educação à distância – e-Learning, em inglês, que possibilita a interação entre professores e alunos por meio de ferramentas virtuais. A ideia é que todas as atividades presenciais da rotina escolar possam acontecer remotamente, com a utilização de computadores ou dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

“Com essa plataforma, os educadores podem aprimorar as atividades com foco em colaboração entre os alunos, trocar materiais e apresentações, aplicar testes, criar grupos de estudos e realizar avaliações”, exemplifica Menezes. “Esperamos que a plataforma possa desenvolver um ambiente dinâmico, participativo e colaborativo”, completa.

Para a implantação da solução de e-Learning, é necessário rede local para acesso à plataforma e servidores [computadores] para a instalação da aplicação. “Por ter um portfólio completo de infraestrutura e redes, a Huawei tem a capacidade de fornecer todos os recursos para atender às necessidades do cliente e modernizar seu ambiente de TI”, comenta o diretor da empresa, acrescentando que, por ser uma tecnologia customizável, o custo do projeto depende do cenário da educação pública em cada localidade.

Menezes avalia que a plataforma de e-Learning pode aumentar a produtividade e a eficiência dos gestores, educadores e de todos os atores dessa área e garantir a segurança da informação. No caso da população, o diretor da Huawei comenta que é possível perceber a praticidade e a facilidade em lidar com o processo de aprendizado e a rotina escolar.

Outras soluções da empresa, que conta com projetos para implantação de infraestrutura de rede para escolas e órgãos de governo, vêm se destacando no setor público. “Além da solução de e-Learning, temos notado interesse pelas nossas tecnologias de videoconferência, que permitem a conexão de vários pontos (escolas) em uma mesma chamada em alta definição, com baixo consumo de banda”, acrescenta.

Menezes comenta que o setor público é estratégico para a Huawei, uma das patrocinadoras do seminário Rio: Cidade Inteligente e da 14º edição da Rio Wireless, que acontecem na capital fluminense nos próximos dias 12 e 13 de maio. “Especificamente sobre as soluções de e-Learning e videoconferência, temos recebido respostas muito positivas de diversas organizações de governos municipais, estaduais e federal, e estamos em fases finais de negociação de projetos”, afirma.

De acordo com ele, o principal foco de investimento da Huawei é a inovação. No ano passado, a empresa investiu cerca de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento e hoje conta com 70 mil profissionais dedicados para tais atividades, incluindo engenheiros no Brasil.

Data: 05 de maio de 2014
Autor: Gabriela Bittencourt

«Voltar



Apoio: