Roteiro de compras » Equipamentos » Comunicação via satélite agiliza atendimento do SAMU no Nordeste

Comunicação via satélite agiliza atendimento do SAMU no Nordeste

Em Juazeiro do Norte, terceiro município mais populoso do Ceará, com cerca de 250 mil habitantes, e localizado a 533 quilômetros da capital, testes demonstraram os benefícios da comunicação via satélite para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Durante um período de 60 dias, o ISatPhone PRO, telefone portátil satelital fornecido pela OnixSat,  agilizou  a interação entre a central do SAMU e os profissionais de socorro, reduzindo o prazo para atendimento às chamadas da população. 

Igor Falcão, gerente comercial da OnixTec, braço do grupo OnixSat responsável pelo fornecimento de produtos e serviços de comunicação via satélite, explica que a solução foi escolhida por contribuir para atender a uma necessidade comum a unidades do SAMU no Nordeste. “As equipes de socorro, muitas vezes, localizam-se em regiões afastadas, onde a comunicação via rádio ou telefone celular não está disponível ou apresenta muitas falhas”, comenta.

Após um ano de estudos sobre o produto a ser adotado nos testes, a OnixSat e o SAMU do Nordeste decidiram experimentar as funcionalidades do ISatPhone PRO. O equipamento conta com bateria de longa duração, conexão de rede, possibilidade de envio de localização por GPS e qualidade de voz. Por suas funcionalidades, além de contribuir para solucionar os problemas de comunicação entre a central do SAMU e as equipes, a solução favoreceu ainda os atendimentos emergenciais em que os profissionais socorristas precisam de uma linha direta com um médico.

“Além de funcionar como comunicador satelital, diminuindo o tempo de resposta no atendimento ao paciente, este equipamento também pode ser utilizado como GPS. Dessa maneira, é possível identificar, em tempo real, a localização exata das equipes com as unidades móveis, auxiliando no socorro em caso de acidentes”, acrescenta Falcão.

Atualmente, a empresa está em negociação com o SAMU do Nordeste para viabilizar a implantação dos recursos em caráter permanente, após os testes. “Neste período, foi possível verificar os benefícios que a comunicação satelital agrega ao trabalho dos socorristas do SAMU. É por meio desta comunicação global e confiável que a equipe pode agilizar os atendimentos na região e oferecer à população local um serviço mais rápido e eficiente”, conclui.

Data: 28 de março de 2013
Autor: Gabriela Bittencourt

«Voltar



Apoio: