Como construir uma Cidade Digital » Gestão » Centros de estudos norte-americano oferece cursos grátis de governo e tecnologia

Centros de estudos norte-americano oferece cursos grátis de governo e tecnologia

GovLab, unidade de pesquisa voltada para o desenvolvimento de projetos de fortalecimento da cidadania e do serviço público, abre inscrição para atividades online. Aulas são ministradas em inglês.

A GovLab Academy, centro de pesquisa da Universidade de Nova York voltado para o desenvolvimento de projetos de fortalecimento da cidadania e do serviço público por meio de novas tecnologias, está oferecendo cursos gratuitos sobre o uso de ferramentas online para melhorar a governança de entidades governamentais e fomentar iniciativas de engajamento de cidadãos. As aulas podem ser acompanhadas via internet, em casa, e são ministradas em inglês. A metodologia varia de acordo com o curso, que tem no máximo dez alunos por vez.

No momento, o processo seletivo está aberto para os cursos de “Projetos de Engajamento Cidadão” e de “Tomada de Decisões com Dados Abertos para Todos”. 

As inscrições para o primeiro vão até 24 de abril. As aulas incentivarão os alunos a trocarem experiências e mostrarão como tornar iniciativas de mobilização popular em torno de uma causa em ações bem-sucedidas. O brasileiro Tiago Peixoto, da Unidade de Engajamento Digital do Banco Mundial, e Beth Simone Noveck, diretora do GovLab, serão os tutores do curso, que vai do dia 4 a 29 de maio, com aulas ao vivo das 12h às 13h, às sextas-feiras.

Quem estiver interessado no segundo curso tem até 1º de maio para entrar no processo seletivo. O curso mostrará como funciona o conceito de dados abertos, como eles são produzidos e acessados e como usá-los em operações cotidianas de entidades não governamentais e pequenas empresas. As atividades começam em 11 de maio e vão até 3 de julho, com transmissão ao vivo às terças-feiras, das 17h às 18h. As aulas serão ministradas por Arnaud Sahuguet, ex-gerente de produto do Google.org, braço social da empresa de internet, e por Stefaan Verhulst, fundador e chefe de pesquisa e desenvolvimento do Laboratório do GovLab.

O GovLab, ou Laboratório de Governança, é um centro de pesquisa sobre ormas de governo e de fomento da cidadania com auxílio de novas tecnologias. Fundado em 2013 pela Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de Nova York, ele estuda e incentiva a busca de soluções de problemas públicos por meio do uso de dados e tecnologia. O centro conta com apoio da Fundação Knight e da Fundação MacArthur e de grandes empresas, como Google.

Recentemente, criou uma “academia”, que oferece cursos online sobre os assuntos estudados internamente.

Mais informações em http://govlabacademy.org/.

Data: 15 de abril de 2015
Autor: Marcelo Medeiros

«Voltar



Apoio: