Especial Segurança Pública » Ceará cria sistema de segurança com centrais móveis para grandes eventos

Ceará cria sistema de segurança com centrais móveis para grandes eventos

Além do sistema de vigilância gerenciado na sala de comando e controle do estádio Castelão e da rede de monitoração com câmeras instaladas pela cidade, Fortaleza começa a contar com centrais móveis de segurança. As imagens de determinada área são exibidas em telas instaladas em uma viatura, o que acelera muito a intervenção em caso de incidentes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, o sistema é ideal para eventos com grande concentração de público. 

Fortaleza será sede de três partidas da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. No final de setembro, cerca de 90% das obras da Arena Castelão já estavam concluídas.

Conforme dados da SSPDS-CE, os investimentos nas centrais móveis, incluindo os veículos, representaram R$ 390 mil, em um orçamento total de R$ 6,5 milhões no projeto. O sistema, que inclui 86 câmeras instaladas em pontos estratégicos e as cinco unidades móveis, é operado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e funciona na Sede do Batalhão de Policiamento Comunitário (Bpcom). A localização das câmeras foi definida por meio de estudos estatísticos da SSPDS-CE. A sala de videomonitoramento é composta de 10 bancadas, onde as câmeras estão distribuídas por setores, já funcionando com o sistema utilizado pela Ciops.

Os postes em que são instaladas as câmeras, inclusive as móveis, terão um botão, em altura acessível, para que a população dê alarmes. Junto às câmeras, há alto-falantes que permitem que os profissionais da central orientem os cidadãos quando necessário.

Além da adaptação dos sistemas eletrônicos de segurança, parte dos preparativos na área de segurança pública para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo é o programa de treinamentos a policiais do Ronda do Quarteirão, que estão sendo capacitados nas táticas usadas pelo Batalhão de Choque da Policia Militar do Ceará (BPChoque).

Data: 25 de outubro de 2012
Autor: Vanderlei Campos, com informações da assessoria de imprensa da SSPDS-CE

«Voltar



Apoio: