Como construir uma Cidade Digital » Gestão » Boston (EUA) lança aplicativo de controle de políticas públicas

Boston (EUA) lança aplicativo de controle de políticas públicas

Prefeitura disponibiliza dados para cidadãos acompanharem ações do município

Em Boston, uma das principais cidades dos Estados Unidos, um aplicativo para celular e um site estão ajudando a população a acompanhar o trabalho da prefeitura. Lançado em maio, o programa Boston About Results (Boston sobre resultados, numa tradução literal) disponibiliza em diferentes canais de comunicação, desde o início de dezembro, dados coletados por agentes do poder municipal. A iniciativa permite aos moradores da cidade acompanhar o andamento de obras e políticas e demandar ações em sua vizinhança por meio da internet.

O site e o aplicativo Citizen Insight apontam diversos números da prefeitura, apresentados em forma de gráficos temporais. A base de dados de cada ação varia. Algumas possuem informações desde 2009, outras, de 2011. Todas as visualizações, no entanto, mostram a meta apresentada pelo poder municipal e seu desempenho. 

Ao todo, 200 indicadores, de 45 departamentos, estão disponíveis. Segundo o jornal Boston Globe, o número equivale a 10% das ações municipais.

É possível saber, por exemplo, que a prefeitura não está cumprindo sua meta de plantio de árvores por mês, mas que em outros anos isso foi alcançado. Também permite ver que o registro de crimes está 4% menor do que prometido pela prefeitura. O site possibilita conhecer as promessas do poder público e saber como está estruturado cada programa municipal. As informações também são utilizadas pela prefeitura para avaliar as próprias atividades. 

Outra oportunidade é demandar ações pelo aplicativo do telefone. Os cidadãos que possuem o Citizen Insight em seu smartphone podem, por exemplo, fotografar o buraco de sua rua e enviar o arquivo à prefeitura, identificando onde a foto foi tirada. A secretaria responsável, então, envia uma equipe para reparar o problema. O tempo decorrido entre a reclamação e ação também serve de parâmetro para avaliar o trabalho da prefeitura e aparece no gráfico de velocidade de resolução de chamados.

“Coletar informações e compartilhar esses dados ajuda as agências municipais a entender quais programas estão funcionando, mudar os que não estão e prover um nível de accountability para a entrega de serviços”, afirmou o prefeito, Thomas Menino, no lançamento do site.

O programa é uma parceria da prefeitura com a SAP, empresa de tecnologia. O contrato de modernização do banco de dados municipal custou 650 mil dólares aos cofres públicos. “Ele proporcionou uma mudança de cultura no governo”, afirmou a presidente da empresa, Geraldine McBride, por meio de comunicado.

O programa, no entanto, recebeu algumas críticas. Segundo estudiosos, ele falha em ainda ser pequeno e por não oferecer comparação com cidades próximas ou do mesmo tamanho em outros estados.

Data: 14 de dezembro de 2012
Autor: Marcelo Medeiros, com informações da SAP e da prefeitura de Boston

«Voltar



Apoio: