Centro Ash para Governança Democrática e Inovação
Grupo de Harvard aponta boas ideias de governo

Mais de cem ações governamentais foram premiadas recentemente pelo Centro Ash para Governança Democrática e Inovação da Escola John F. Kennedy de Governo, da Universidade de Harvard. A premiação faz parte do programa “Bright Ideas” (Ideias Brilhantes) do núcleo de pesquisa da instituição norte-americana, uma das mais prestigiadas do mundo. A premiação privilegiou iniciativas criativas, que não demandam grandes investimentos, mas apresentam bons retornos tanto para o poder público quanto para os cidadãos dos EUA. “Fazer o governo funcionar melhor nem sempre requer grandes reformas e orçamentos enormes”, diz Stephen Goldsmith, diretor do Programa de Inovações em Governo Americano do Centro Ash. “Na verdade, estamos vendo que, de muitas formas, ênfase em eficiência e adaptabilidade podem ter efeitos mais fortes do que reformas de grande porte.”

 

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Iniciativa alinhada à Política Nacional de Mobilidade Urbana
Prefeitura de São Paulo abre discussão popular sobre Plano de Mobilidade para os próximos 15 anos

Em reunião na Câmara Municipal, Ronaldo Tonobohn, superintendente de planejamento e projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que será lançada, ainda neste mês, uma plataforma participativa para o desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade (PlanMob). “A grande novidade é que o plano não será um conjunto vago de diretrizes, como normalmente acontece. É um plano que vai definir investimentos, vai dizer quanto vai ser investido, onde e o que precisa ser feito”, destaca o gestor.  O PlanMob define um cenário de investimentos para mobilidade urbana na capital nos próximos 15 anos. A iniciativa se alinha à Política Nacional de Mobilidade Urbana, definida na Lei 12.587, que determina, inclusive, o prazo para os planos municipais. O PlanMob de São Paulo deve ser finalizado até maio deste ano e implementado por decreto do Executivo para regulamentar as diretrizes impostas pelo Plano Diretor Estratégico (PDE). A estratégia rompe um modelo de décadas, que vem privilegiando o transporte individual motorizado exclusivo.

Metodologia para verificacação
DNIT identifica prioridades em rodovias por notificações online de usuários

Menos de 2 meses após seu lançamento, o DNIT Móvel teve mais de 40 mil downloads e até 10 de fevereiro tinha registrado 2.761 notificações sobre problemas reportados pelos usuários nas rodovias. Adailton Dias, diretor geral do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], explica que a autarquia desenvolveu uma metodologia para verificar se o serviço pedido pelos usuários, por meio do DNIT Móvel, está sendo realizado. “Caso haja 50 notificações para a mesma ocorrência no mesmo local, a empresa supervisora, o fiscal do contrato, o engenheiro, o chefe da Unidade Local e o Superintendente são acionados. Se o problema persistir e as notificações chegarem a 100, todos os diretores do DNIT serão mobilizados”, descreve.



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