Projetos de transparência
Diário Oficial em formato aberto permite big data popular

Recursos de pesquisa, notificações automáticas e monitoramento dos processos com maior risco de corrupção são algumas das facilidades do Diário Livre, uma iniciativa da Controladoria Geral do Município de São Paulo e do Colab-USP. Além da disponibilização do Diário Oficial em formatos txt e csv, que facilitam a automação de buscas e investigações, a parceria envolve outros três projetos de transparência, nas áreas de dados financeiros, informações sobre ativo imobiliário; e sobre relações da prefeitura com entes privados. Os sistemas desenvolvidos na parceria são disponibilizados a outras prefeituras e oferecem interfaces para desenvolvedores de organizações populares. Os projetos não têm qualquer ônus orçamentário, a não ser as horas dos funcionários do município e dos acadêmicos.

Inovação, atualização e troca de conhecimentos
Seminário TIC Brasília aborda eficiência de gestão e inovação

No dia 18 de novembro, a capital federal recebeu o “Seminário TIC Brasília: Eficiência de Gestão, Inovação e Negócios”. O evento, promovido pela Network Eventos em parceria com a CAIXA e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), foi um desdobramento do CAIXA in Company, realizado em agosto do ano passado. O objetivo foi apresentar soluções de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) desenvolvidas pela iniciativa privada e implantadas por empresas públicas, visando incentivar novas aplicações. “Temos compromisso com a inovação, a atualização e a troca de conhecimentos no setor de  TIC. Para o Seminário TIC Brasília, preparamos uma programação especial no intuito de proporcionar aos participantes um intercâmbio de informações para favorecer a implantação de novos projetos que aumentem sua produtividade e a qualidade dos serviços prestados”, afirma Carlos Calazans, diretor-geral da Network Eventos.

 

Mercado

 

Como construir uma Cidade Digital

Por que ser uma Cidade Digital

 

Novos projetos

Mercado

 

Mercado

 

RS Mais Digital - Cidades
Badesul oferece recursos para projetos de Cidade Digital de pequenos municípios

Levar infraestrutura de redes de comunicação para municípios de pequeno porte, contribuindo para a promoção do desenvolvimento econômico e social gaúcho, é a proposta do Badesul Desenvolvimento, agência de fomento do estado gaúcho e da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) para o RS Mais Digital – Cidades. Enquanto à Procergs cabe a avaliação técnica dos projetos executivos apresentados pelas administrações municipais, o Badesul responsabiliza-se pela verificação das condições financeiras da operação.  A ideia é que o projeto permita aumentar a eficiência dos serviços públicos, a racionalização dos recursos e a qualificação da educação, da rede de saúde e da segurança. “O RS Mais Digital – Cidades é resultado da percepção de que um dos eixos fundamentais do desenvolvimento municipal, da melhoria da qualidade de vida da população e da inclusão social acontece por meio da inclusão digital”, diz Marcelo Lopes, presidente do Badesul Desenvolvimento.

Curso é pago, dura 18 meses e será feito online e presencialmente
Universidade de Columbia oferece pós-graduação em gestão pública para brasileiros

A Universidade de Columbia, dos EUA, está oferecendo para brasileiros um curso de mestrado executivo em gestão pública. A primeira turma começará em 2015 e terá aulas ao longo de 18 meses, tanto de forma online como presencial, no campus da instituição, em Nova Iorque, e em sua representação, no Rio de Janeiro. O custo da pós-graduação é de US$ 68 mil. O valor inclui passagem para os EUA e estadia durante dois meses na universidade. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 30 de novembro, pela internet, no site da universidade. Os 30 selecionados serão divulgados em 15 de dezembro. Haverá bolsas de estudos, mas a quantidade e os critérios de seleção não foram divulgados.




Apoio: